Com mais de 16 anos de atuação no mercado de viagens, a Europlus tem acompanhado de perto as transformações nos hábitos de consumo dos viajantes. Partindo da análise de mercado, a operadora de turismo recentemente optou por expandir seus serviços para o ramo de locação de veículos. A decisão estratégica, segundo os executivos da empresa, visa atender tanto o segmento corporativo quanto o de lazer.

“A locação de carros é um produto que se adequa muito bem a esses dois perfis de clientes, então fazia muito sentido para a empresa investir no segmento”, afirma Débora Keszek, supervisora de Produtos Internacionais da Europlus, em entrevista exclusiva ao Brasilturis. “Após alguns anos de desenvolvimento, posso garantir que agora o serviço está muito bem consolidado. Isso se deve, principalmente, aos inúmeros diferenciais que o produto agrega aos agentes de viagens”, acrescenta.

O atendimento personalizado, segundo a executiva, é um dos principais diferenciais da Europlus nesse novo empreendimento. “Temos uma equipe de especialistas em locação de veículos que está pronta para oferecer consultoria e suporte aos clientes, auxiliando na escolha do carro ideal, seja para negócios ou lazer. Além disso, oferecemos diversos métodos de pagamento e faturamento para atender às necessidades dos agentes de viagens”, conta Débora.

Para a supervisora, esses elementos são essenciais para o bom desempenho do negócio, considerando as particularidades do segmento. “Nosso atendimento inclui todas as possíveis questões de pós-venda, cuidando de questões como multas, cobranças adicionais e eventuais avarias nos veículos. Por conta disso, a equipe de finanças da empresa também está por dentro desses aspectos específicos da locação de carros, garantindo um processo fluido e sem complicações para clientes e agentes de viagens.” 

Para garantir a venda, a Europlus dispõe de sistema online, que inclui duas plataformas digitais que disponibilizam a reserva de carros, atendendo a diferentes necessidades e preferências. Em cada uma delas, o cliente pode escolher entre diversas categorias de veículos e modelos, desde econômicos, compactos e utilitários até minivans e SUVs – que têm sido destaque nas buscas dos últimos meses, segundo Débora. 

Para garantir uma ampla cobertura nacional e internacional, é imprescindível que a empresa firme uma variedade de parcerias estratégicas. No cenário nacional, a Europlus conta com apoio da Localiza, Movida, Unidas e Foco. Para além do território brasileiro, a operadora coopera com a Alamo, National, Enterprise, Avis, Budget, Sixt, Eurocar, Hertz, Thrifty (da Hertz Corporation), e Dollar.

“Fora isso, por meio da Cruise America, também oferecemos a locação de Motorhome (veículo recreativo) nos Estados Unidos e no Canadá. O interessante desse produto é que, além da mobilidade, a locação também garante uma experiência”, revela Débora.

Vale dizer que todas as tarifas da Europlus, no que diz respeito à locação de veículos, incluem as proteções. “Entendemos que, por conta do valor dos carros, não é aconselhável alugar sem essa segurança. Também oferecemos todos os serviços opcionais disponibilizados pelas parceiras, como proteção de vidros e pneus, proteção pros integrantes do veículo, tags para pedágios, estacionamento, corrente de pneu para neve, cadeirinha para crianças e até produtos carbon-free”, lista Débora.

A locação de carros, segundo Jonathan Wommer, gerente de Marketing da Europlus, já era um produto comercializado pela empresa. “Foi só quando a Débora integrou a equipe que começamos a transformar em um negócio. Neste momento, estamos deixando o serviço em evidência, por meio de boa comunicação e ações como a Semana Corp, voltada às empresas”, salienta o executivo.

“Não é um produto adicional, mas um que tem seu protagonismo”, reforça Débora. “Até por conta das mudanças do pós-pandemia, desde a busca por segurança até o aumento do preço dos veículos e das passagens aéreas. Vemos que o mercado nacional de locação está em constante expansão, com as quatro empresas reforçando as frotas, ampliando número de categorias e abrindo novas lojas”, complementa.

Com relação ao desempenho, a EuroPlus teve um ano forte em 2022. “Este ano, registramos aumento nas locações nacionais, mas queda nas internacionais, em função da flutuação cambial”, conta Débora. “No entanto, estamos trabalhando para oferecer incentivos para que os clientes optem pela locação de veículos no interior. A ideia é garantir o cross-sale entre o carro e os produtos aéreo, hospedagem, passeios, ingressos e outros serviços”, explica.

Adiante, a EuroPlus busca aprimorar sua abordagem, oferecendo benefícios exclusivos, consultoria especializada para seus clientes e um relacionamento mais próximo com os agentes de viagens e parceiros. “Estamos trabalhando para manter o constante crescimento nacional e desenvolvendo estratégias e ações, em parceria com os fornecedores, para estimular o desempenho internacional”, finaliza Débora.