Na madrugada desta quarta-feira (11), o Aeroporto de Luton, em Londres, anunciou a suspenção de todos os voos e aconselhou os passageiros que não viajem por lá, após incêndio atingir o estacionamento e vários setores do aeroporto.

Ao The Guardian, o serviço de bombeiros e resgate de Bedfordshire informaram que suas equipes estavam trabalhando para extinguir o incêndio e evitar que se espalhasse para outros prédios e veículos próximos ao aeroporto. “Metade da estrutura está completamente envolvida pelo fogo, e o prédio sofreu um colapso estrutural significativo”, informou. “Os residentes locais são aconselhados a fechar janelas e portas e evitar a área.”

O incêndio começou no mais novo estacionamento do aeroporto, o mais próximo do terminal principal, que passou por uma reforma de 160 milhões de euros, e de outros edifícios. Dois dos três andares da estrutura foram atingidos, provocando a destruição de cerca de 200 veículos, além do comprometimento parcial do aeroporto.

Segundo dados do Official Aviation Guide (OAG), 125 voos foram cancelados, impactando mais de 18 mil passageiros. Algumas aeronaves foram desviadas para os aeroportos de Gatwick e Stansted, na capital britânica, e para Manchester.

Segundo a imprensa local, algumas pessoas precisaram de atendimento médico por inalação de fumaça, mas não houve feridos.