Logo após anunciar os finalistas, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a Agència Catalana de Turismo e a Espanha – Centro Oficial de Turismo Espanhol, levou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade de 2022/2023 para uma viagem de benchmarking, na qual todos vivenciaram boas práticas ligadas à sustentabilidade, visitando empreendimentos e trocando experiências de sucesso em turismo sustentável.

De 5 a 10 de outubro, o grupo formado por Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, Rosane Pimentel e Araceli Garcia, da Agència Catalana de Turismo, Rayane Ruas, da Sprint Dados (consultora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade), e pelos representantes dos vencedores: Thiago Esperandio, da Ambiental Turismo, Tiago Xavier, da CVC, Brenda Leite, da Secretaria de Turismo de São Luís, Niuara Tedesco, da Secretaria de Turismo de São Sebastião, Paulo Coelho, da Estância Mimosa, Sonia Goelzer, da Quinta da Estância, e Marcia Bichara, da Cafezal em Flor, contou com uma programação exclusiva e inspiradora, com muita troca e aprendizado com os empresários locais e entre si.

“Essa viagem foi uma entrega aos vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, através de uma parceria muito especial com a Agència Catalana de Turismo e com o Centro Oficial de Turismo Espanhol, aos quais agradecemos por confiarem no nosso trabalho e no Prêmio”, comentou Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

“Mais do que isso, quero parabenizá-los principalmente pelo olhar na sustentabilidade e por serem exemplo do tipo de turismo responsável que disseminamos e acreditamos. Tivemos a oportunidade única de  conhecer boas práticas, trocar experiências, aprender, compartilhar e vivenciar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que fomos inspirados por um destino incrível, autêntico, que surpreendeu e encantou a todos. Foram momentos memoráveis, repletos de sabores e saberes”, destacou Marina.

“Considero a parceria com a Braztoa de grande importância e relevância, não só para dar continuidade aos vínculos das instituições no Brasil, mas para fortalecer e trabalhar de forma conjunta a sustentabilidade como eixo de trabalho presente e futuro”, salientou Jordi Solé, diretor para América do Sul do Centro de Promoção Turística da Agència Catalana de Turismo.

Miguel Nieto-Sandoval, diretor do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, reafirmou a importância do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. “Sua contribuição é fundamental para promover e reconhecer as boas práticas da indústria turística no Brasil e despertar a atenção para as necessidades de inovação no âmbito da sustentabilidade, trazendo as iniciativas levadas a cabo por importantes destinos como a Espanha”, destacou o executivo.

“Fazer parte do projeto de Premiação Sustentabilidade Braztoa, foi um presente para nós da Agència Catalana de Turismo. Cada parceiro foi selecionado com muito carinho pela nossa equipe por terem como propósito ações de sustentabilidade, seja em nível social, ambiental ou econômico. Foi maravilhoso presenciar a preocupação do trade com este tema tão importante e a troca de conhecimentos e aprendizados entre a Catalunha e o Brasil”, reforçou Rosane Pimentel Venga, executiva de Marketing da Agència Catalana de Turismo.