A Estação Sul Sueste e Doca da Marinha, localizada às margens do majestoso Rio Tejo em Lisboa, Portugal, passou por renovação que a transformou de um local meramente funcional em um destino imperdível para turistas e moradores locais. Agora classificada como Monumento de Interesse Público, a área oferece uma vista espetacular da cidade e do rio, convidando todos a desfrutar de momentos inesquecíveis de passeio e lazer. Embarcações tradicionais, como “catraios,” “varinos,” e “muletas,” transportam passageiros ao longo do Rio Tejo, permitindo que os visitantes explorem suas margens e, em horários oportunos, desfrutem de pores do sol magníficos.

No coração dessa renovação encontra-se o “Centro Tejo,” um espaço multimídia de interpretação e sensibilização ambiental que oferece uma visão mais profunda de Lisboa e das duas margens do rio. O centro não apenas enriquece o conhecimento dos visitantes, mas também os envolve em ambas as atrações, fornecendo informações sobre onde desfrutar das vistas panorâmicas. Além disso, o local oferece percursos para pedestres e ciclistas, esplanadas, um posto de turismo, lojas e charmosos cafés, onde os visitantes podem obter informações turísticas, adquirir souvenires e saborear os melhores pratos da cidade, enquanto contemplam a beleza do Estuário do Tejo.

Este empreendimento monumental foi parte de um projeto avaliado em 30 milhões de euros, liderado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), uma organização sem fins lucrativos formada por parcerias entre entidades públicas e privadas do setor turístico. A segunda fase da obra resultou na renovação completa do Muro das Namoradeiras, que agora é um local privilegiado para apreciar a majestosa vista do rio. No Terreiro do Paço, em frente à estação, encontra-se o Centro Interpretativo da História do Bacalhau, um espaço interativo que homenageia o prato símbolo da gastronomia, cultura e história de Portugal. Os visitantes podem explorar a odisseia do “fiel amigo” à mesa, desde suas origens até as inovações contemporâneas no preparo do bacalhau, além de poderem comprar produtos relacionados na mercearia local.

A Associação Turismo de Lisboa (ATL), fundada em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que une esforços entre entidades públicas e privadas do setor do turismo. Seu principal objetivo é promover Lisboa como um destino turístico de excelência, ao mesmo tempo em que aprimora a qualidade e competitividade da região. Com cerca de 900 associados, a ATL desempenha um papel crucial na promoção da capital portuguesa e na revitalização de locais icônicos, como a Estação Sul Sueste e Doca da Marinha, para oferecer experiências únicas a todos os visitantes.