Gramado/RS – Em sua 35ª edição, o Festival de Turismo de Gramado – Festuris tem início nesta quinta-feira (9). A solenidade, que manteve a tradição de ocorrer no Palácio dos Festivais, marca o começo da da feira que, neste ano, é pautado no tema “Capital Humano, a Chave da Transformação”. 

Segundo Marta Rossi, CEO do Festuris, destacou em seu discurso o Natal, já celebrado na cidade e parabenizou a organização de Gramado para a comemoração da festividade.  Além disso, agradeceu a todos os profissionais e entidades do setor. “Juntos, construímos o melhor evento de turismo focado no mercado B2B das Américas. A edição é um evento de 15 mil vozes. Os protagonistas são vocês. O Festuris é o palco que dá voz a todos e queremos registrar aqui nosso agradecimento”, se orgulha. 

Marta também fez questão de contar que o tema não foi escolhido ao acaso, mas que se trata de um valor já presente no DNA na empresa. “A força motriz de nossa empresa é o respeito, inclusão, diversidade. Não levantamos bandeira, pois entendemos que todos são iguais”, afirma. 

Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, destaca os números da edição e relembra os valores morais passados pela sua mãe, Silvia Zorzanello. “Somos agentes transformadores de nós mesmos e me sinto privilegiado em fazer parte desse grandioso evento, que já foi um sonho, um projeto e, hoje, é um fato”, celebra o profissional. 

O executivo também apresentou números que tornam a edição deste ano na maior de todos os tempos. “Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando os três pavilhões do Serra Park, totalizando 20 mil metros quadrados, 400 estandes, 2,7 mil marcas, 7 palcos de conteúdo e 40 destinos internacionais”, lista Zorzanello, que também agradece ao apoio de companhias aéreas e destinos que enriquecem a internacionalização do Festuris.

A data da próxima edição já está confirmada. Zorzanello anuncia que a 36ª edição está marcada para ocorrer entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024. 

Vozes das lideranças

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou em seu discurso o trabalho notável realizado pelo Festuris e parabenizou Marta Rossi pela sua atuação. “Você vale por muitas mulheres e acredito que esta bancada deveria ter mais presença feminina”, nota. 

Além disso, o profissional diz sobre como Gramado se torna exemplo. “Parabéns ao prefeito por colocar o Turismo no eixo. O Turismo representa 8% do PIB do Brasil. É significativo, mas pode crescer. Setembro deste ano foi o melhor mês ínterim de todos os tempo, marcando a injeção de R$ 2,3 bilhões, superando o ano da Copa do Mundo. De janeiro a setembro, são R$ 25 bilhões. Qual o setor que gerou essa quantia com sustentabilidade e grandeza? Que a gente possa aprender como modelo de geração de emprego e renda e os números de Gramado”, incentiva. 

Celso Sabino, ministro do Turismo, falou em seu breve discurso sobre o contínuo trabalho para o desenvolvimento do mercado nacional, destacando a união entre poderes público e privado. “O ministério e o Governo Federal estão fazendo a sua parte e investindo em divulgação nacional e internacional com participação em feiras e vamos retomar o Salão Nacional do Turismo”, afirma o responsável pela pasta, que também reforçou a importância do evento: “O Festuris reúne players de toda a cadeia da América do Sul neste grande evento”.

tabaré Viera, ministro de Turismo do Uruguai, afirma que a jornada do Festuris demonstra o seu sucesso durante as suas 35 edições e contou como os ministérios vem trabalhando para impulsionar o setor da região latino-americana. “Estamos aqui faz 35 anos e vimos crescer esta feira se tornar em um evento internacional, como os números demonstram. Nossa relação é histórica e cada vez mais estreita. Queremos mostrar o que a América do Sul tem a oferecer”, conta o ministro, que também destaca que, nesta edição, a federação uruguaia conta com 120 profissionais. 

Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo de Gramado, parabeniza pela união entre os países para promover o Turismo e destaca a força da cidade como polo fortalecedor do mercado. “Temos diversas regiões e precisamos crescer e dobrar a porcentagem do Turismo ao PIB do estado. Rio Grande do Sul está se qualificando e se preparando para continuar focando neste setor que passou a ser um importante motor econômico”, diz.

Nestor Tissot, prefeito da cidade de Gramado, por sua vez, avalia com gratidão o desenvolvimento do Festuris e chamou atenção para o contínuo fortalecimento do setor. “Construímos com muitas mãos o movimento do Turismo e essa ação foi abraçada pelos empresários. Estamos preparando mão de obra para manter a imagem profissional da cidade. O Turismo cativa e nos incentiva”, afirma o executivo, que entregou placa de reconhecimento aos CEOs do Festuris. 

Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo, afirma que Gramado detém profissionalismo na gestão e no desenvolvimento turístico. “Parabéns ao prefeito e ao povo da cidade. Os cidadãos já nascem trabalhadores. A comissão está disponível para ajudar e vamos levar na mente e no coração este evento cuja a abertura já foi um espetáculo”, estima.