Gramado/RS – Participando pela primeira vez no espaço Luxury do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), Alentejo, uma das sete regiões de Portugal busca se reconectar com o mercado brasileiro em busca de um público cujo perfil esteja alinhado com o que o destino oferece.

“Portugal é um destino turístico global e Alentejo cresceu cerca de 9% em termos de dormidas em comparação ao ano de 2019. Porém, nosso faturamento aumentou quase 50%. Naquele mesmo ano, o Brasil era o segundo maior mercado externo para a região. Acima do número de turistas brasileiros haviam apenas os espanhóis. Hoje, o Brasil perdeu algumas poções e está em quarto lugar”, explicou Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (Arpta) .

Recentemente, a Arpta lançou um treinamento online para capacitar agentes de viagens do Brasil. A plataforma online e gratuita oferece diferentes módulos sobre o destino português e ajuda os profissionais a conhecerem melhor a região portuguesa, bem como os seus produtos e serviços turísticos. O objetivo, além de alavancar as vendas e estreitar o relacionamento com o trade brasileiro, é tornar o agente em um “Especialista Alentejo”.

A maior região de Portugal reúne nos 58 municípios mais da metade da produção de vinhos de todo o país. No total são 400 produtores de vinhos, com 700 rótulos distintos. O que garante à região um forte enoturismo, atrelado ao turismo gastronômico.

Além das vinícolas, Alentejo também possui um vasto patrimônio histórico que conta com obras de patrimônio materiais e imateriais da humanidade. A maior região de Portugal tem a maior concentração de monumentos megalíticos europeus, a arquitetura mais antiga da Europa.