O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), anuncia a abertura de inscrições para o Curso de Especialização em Turismo Responsável. Destinado às Secretarias Estaduais de Turismo, o curso disponibilizará 30 vagas para servidores que compõem o quadro técnico dos órgãos públicos estaduais e federais.

As inscrições já estão em andamento e se estenderão até 20 de dezembro, com previsão de início das aulas em março de 2024. Com uma carga horária de 360 horas ao longo de 18 meses, o curso será ministrado no formato de Educação a Distância (EAD), proporcionando uma capacitação gratuita e abrangente. O objetivo é formar gestores públicos de turismo, capacitando-os como multiplicadores do conhecimento em suas respectivas regiões.

O conteúdo do curso abrange tanto aspectos teóricos quanto práticos do Turismo Responsável, capacitando os profissionais a orientar, administrar e promover boas práticas e modelos de gestão turística sustentável em seus destinos. Financiado pelo Ministério do Turismo no âmbito do Projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, a especialização é desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN.

Esse projeto, que está em vigor desde 2019, complementa as ações do Governo Federal no desenvolvimento e gestão turística responsável em todo o território nacional. Ao incorporar ações diretas em destinos turísticos e a produção de materiais orientadores, visa sensibilizar gestores públicos e privados, comunidades locais e visitantes para a adoção de práticas de turismo responsável. As três dimensões principais do projeto são sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística.