Localizado num dos pontos mais privilegiados da ilha de St Barthélemy, na idílica Grand Cul de Sac – uma baía de águas calmas protegida por uma barreira de arrecifes que é morada de cardumes de peixes, arraias e tartarugas-marinhas – o Le Sereno St Barth, da rede Sereno Hotels, traz nesta temporada 2024 seu “Conservation Concierge”, profissional dedicado a organizar experiências de conscientização e preservação sobre as espécies deste entorno natural tão exuberante.

Entre banhos de mar, mergulhos e os esportes aquáticos que o Le Sereno contempla em toda a extensão de sua “piscina natural” – entre SUP, caiaque, até kitesurfe –, quem tem olhos atentos e um pouco de sorte consegue ver de perto tartarugas-marinhas. Habitués das águas transparentes de Gran Cul de Sac, a tartaruga-verde, a tartaruga-de-pente e a majestosa tartaruga-de-couro – espécies que no grande oceano enfrentam ameaças recorrentes como captura acidental, emaranhamento em redes de pesca, perda de alimentação e praias de reprodução, caça intencional e poluição.

Outros santuários de vida marinha também indicados pelo concierge para passeios de mergulho de snorkel são a enseada de Marigot – bem ao lado, no sentido oeste – e praia de Colombier, com corais preservados e peixes exóticos, entre peixe-anjo, garoupa, barracuda, pargo e peixe-porco.

Quando no período de reprodução das tartarugas-marinhas, que ocorre entre maio a novembro – o “Turtle Concierge” também se encarrega de educar e conduzir os hóspedes, com toda a orientação e cuidado, até as zonas de desova demarcadas. Na fase de eclosão e nascimento dos filhotes, é possível acompanhar a soltura das tartaruguinhas nas praias, de maneira que vejam de perto a beleza e a importância da vida que brota das areias em direção ao mar.

O hotel Le Sereno também apoia o projeto Coral Restoration St Barth, que desde 2015 trabalha a restauração costeira e monitoramento das colônias de corais que emolduram a ilha de 20 km quadrados, a fim de garantir a sustentabilidade a longo prazo. A organização mantém viveiros de cultivo que, após nove meses ao atingir um tamanho substancial, já estão prontos para serem retransplantados para áreas degradadas. É possível “adotar” um coral com a partir de 50 euros, a potencializar o “reflorestamento” dos oceanos.

Esta iniciativa do Le Sereno soma-se a um esforço coletivo em preservar o delicado ecossistema do Mar do Caribe, tendo a Agência Territorial do Meio Ambiente de Saint Barthélemy como órgão de referência em práticas de turismo sustentável, na educação e treinamento do staff, e na orientação dos visitantes sobre boas práticas ambientais – tão vital diante do contexto de enfrentamento da crise climática a qual vivemos.