Nesta terça-feira (28), o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) conquistou um título inédito ao ser reconhecido como “Aeroporto Amigo da Onça”. Essa iniciativa, fruto da parceria entre a CCR Aeroportos, administradora do aeroporto, e o Projeto Onças do Iguaçu, desenvolvido em conjunto pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes, Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros) e o Parque Nacional do Iguaçu, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da conservação da onça-pintada e destacar as ações realizadas pelo projeto.

Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, destacou o compromisso do Grupo CCR com a criação de valor sustentável e impacto positivo na comunidade local. “O Aeroporto está inserido em uma cidade conhecida mundialmente pelas belezas naturais. A partir de agora, todos os nossos passageiros saberão que chegaram à Terra das Cataratas e das Onças. É com muito orgulho que estamos na única área de mata atlântica onde a população de onças conhecidamente está crescendo. Apoiar esse projeto está no cerne da CCR, que tem como princípio Cuidar da natureza e servir à sociedade”, revelou.

O aeroporto demonstrou seu engajamento com a causa ao adesivar um ônibus de embarque e desembarque com ilustrações de onça-pintada. Além disso, instalou um painel informativo no saguão de desembarque e banners estrategicamente posicionados em todo o aeroporto. Futuramente, está prevista a criação de uma parede grafitada com o tema da onça-pintada após a conclusão das obras de melhoria na infraestrutura do aeroporto.

“Projetos de preservação ambiental sempre precisam de apoio. Fico emocionada ao ver a realização de uma meta tão necessária para nós. Além dessa publicidade, vamos aperfeiçoar os estudos já realizados na região e ganhar novos parceiros. A CCR tornou-se uma grande aliada e estamos na mesma sintonia de preservação e cuidados”, disse Yara Barros, coordenadora do projeto Onças do Iguaçu.

O Projeto Onças do Iguaçu estabeleceu critérios para qualificar um Aeroporto Amigo da Onça, incluindo apoio à pesquisa, adequações de segurança, divulgação, arrecadação de recursos, capacitação e intermediação com parceiros. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu atendeu a todos esses critérios com sucesso.