A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) iniciou uma audiência pública virtual para colher contribuições da sociedade para o Plano de Turismo Ferroviário do Estado de SP. A intenção é mapear oportunidades de desenvolvimento no setor e enfrentar desafios dos empreendedores, com o objetivo de elaborar diretrizes para uma política de estado de fomento ao turismo ferroviário.

O Plano, resultado do esforço conjunto de três secretarias de Estado – Turismo de SP, Transportes Metropolitanos e Cultura, Economia e Indústria Criativas – busca estimular a retomada do turismo ferroviário. Entre as metas estão a adição de pelo menos 10 trens turísticos à malha ferroviária de SP, explorando trechos como Cruzeiro-Passa-Quatro (MG), Boituva-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Preto, entre outros.

O documento provisório, que aguarda contribuições da sociedade, já inclui um mapeamento de ferrovias e destinos turísticos potenciais, além de metas de curto, médio e longo prazos. “Com algumas adequações, podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente, temos apenas 300 km sendo usados para o turismo, mas esse número pode aumentar”, destaca o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP.

Alguns dos passeios de turismo ferroviário em SP incluem o Expresso Turístico CPTM, Maria Fumaça de Campinas, Trem Republicano e Trem de Guararema. Os interessados em contribuir podem acessar o link para participar da consulta pública.