Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), o número de viagens rodoviárias cresceu 20,6% nos últimos meses de 2023, com mais de 1,1 milhão de trajetos realizados até setembro, para mais de 42 mil destinos. A melhora na atividade econômica do país, os feriados prolongados e as altas tarifas aéreas na reta final de ano são apontadas como fatores que ajudaram neste cenário. E a tendência para o último mês do ano é seguir esta alta.

A Mobifácil prevê um crescimento de 20% em dezembro nas buscas por passagens em relação ao mesmo período de 2022. Ainda de acordo com pesquisas da plataforma, os destinos mais procurados são: Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), Itapema (SC), São Paulo (SP) e Litoral Sul paulista.

“O Litoral Sul de São Paulo tem grande movimentação na semana entre o Natal e Ano Novo, e as empresas parceiras abrem horários extras para atender todo o público. No caso do litoral, por exemplo, diariamente, saem cerca de 60 ônibus do Terminal Jabaquara (SP). Neste período de festas, o número de ônibus chega a ser de 300 diários”, explica Tomaz Nunes, diretor Comercial da Mobifácil.

Para garantir os melhores preços, a dica é antecipar a compra da sua passagem. “Quanto mais cedo o cliente comprar sua passagem, melhor será o preço que irá encontrar e haverá mais opções de horários”, completa o diretor.