Logo após participar da Expo Favela, a Gol Linhas Aéreas anunciou, nesta quarta-feira (07) que passará a cobrar, a partir da próxima segunda-feira (11), uma taxa de serviço no valor de R$ 50 – por passageiro e atendimento – das agências de viagens que precisarem entrar em contato com o call center da companhia, seja ele por atendimento de voz ou chat. Em documento enviado ao mercado, a empresa comunicou que apenas os serviços que já disponíveis por meio da plataforma digital B2B serã os cobrados nas células por atendimento Voz ou Chat. A intenção, segundo a Gol, é fomentar o auto atendimento por meio uso dos canais digitais, permitindo maior autonomia dos agentes ao realizar procedimentos de venda e pós-venda.

Os serviços elegíveis à taxa de conveniência são:

  • Cancelamento Total da Reserva – itinerário completo e antes do no-show;
  • Cancelamento Void;
  • Cancelamento dentro das 24h;
  • Remarcação de voo em PNRs que contenham apenas 1 trecho;
  • Marcação de Assentos pagos ou gratuitos – primeira marcação;
  • Aquisição de bagagem – até a 4ª bagagem;
  • Emissão de bilhete (VCR) com EMD-S;
  • Consulta de EMD-S.

Em contato com a reportagem do Brasilturis, a Gol divulgou seu posicionamento acerca da nova taxa de conveniência. Confira o comunicado abaixo:

“A Gol disponibiliza aos agentes de viagens inúmeras funcionalidades em seu site B2B. A ideia principal é fornecermos cada vez mais ferramentas digitais para que nossos parceiros tenham independência na realização dos serviços Gol e assim ganhem eficiência no atendimento do passageiro final. Dessa forma, otimizamos nossos recursos na Central de Atendimento para funcionalidades ainda não disponíveis sistemicamente.

No próximo dia 11 de dezembro de 2023, a companhia retomará a cobrança de taxa (R$ 50) para o atendimento via Central de Atendimento apenas para os serviços que estão em pleno funcionamento no site B2B, deixando a critério dos agentes que decidam contar ou não com uma ajuda personalizada para realizá-los. Permanecem sem cobrança de taxa todos os serviços que não estão funcionais no site. A cobrança também não se aplica às reservas de grupos e fretamentos.”