O Ministério do Turismo da Arábia Saudita realizou, nesta quinta-feira (14), uma coletiva de imprensa com Gloria Guevara Manzo, assessora-chefe da pasta, para apresentar detalhes da Expo Mundial 2030 e abordar o crescimento da atividade turística no país saudita. No ano passado, a Arábia Saudita recebeu mais de 16,7 milhões de turistas, sendo quase metade de estrangeiros. Este ano, o reino ampliou sua parceria com o Brasil para o impulsionar o desenvolvimento do setor e espera chegar até 25 milhões de turistas.

A partir deste número, Ahmed Al-Khateeb, ministro do Turismo da Arábia Saudita, definiu o objetivo de chegar a 25 milhões de turistas até o final do ano de 2023. “É uma aposta de crescimento muito ambiciosa e sem precedentes. No entanto, ainda não fechamos o ano e é muito provável que quebraremos esse recorde. Como consequência disso, a meta de atingir os 100 milhões de visitantes até 2030 foi ampliada para 150 milhões, alta de 50%, além de 10% de contribuição do setor para Produto Interno Bruto (PIB) da Arábia Saudia”, conta Gloria.

De acordo com a assessora-chefe, os planos para o setor em execução estão funcionando e obtendo resultados muito antes do previsto. A representante destaca ainda que não é apenas o Ministério do Turismo que está envolvido, mas diversas outras pastas estão participando de grandes projetos que beneficiarão, não apenas o Turismo, como todos os diferentes setores econômicos do país. “Essas iniciativas fazem parte da Visão Saudita 2030, que serve como guia e refletem o compromisso da Arábia Saudita em diversificar sua economia”, reitera Gloria.

Todo esse trabalho converge na Expo 2030, que será uma oportunidade para mostrar os avanços da Visão Saudita 2030 e promover o país internacionalmente. “O ministro do Turismo liderou esforços para garantir que a Arábia Saudita fosse escolhida como sede da Expo 2030, competindo com países como Itália e Coreia do Sul. Pela primeira vez na história do evento, um país venceu a disputa sem precisar de segundo turno. A Arábia Saudita obteve dois terços dos votos na primeira rodada da votação, garantindo que Riad fosse a sede da feira mundial”, conta Glória.

Para receber o evento, a cidade de Riad está passando por transformações significativas, com investimentos de US$ 92 bilhões em projetos que incluem a expansão do aeroporto, a construção do complexo turístico Mar Vermelho, entre outros. Segundo a representante do ministro do Turismo, a cidade também está passando por grandes transformações, fomentando projetos culturais, como exposições de arte, e esforços para preservar o meio ambiente e tornar a cidade mais sustentável.

Para reforçar ainda mais seu posicionamento como líder global, a Arábia Saudita está cada vez mais presente em eventos internacionais, como reuniões climáticas, a presidência da Organização Mundial de Turismo (OMT) em 2024 e a Assembleia Geral em 2025. Gloria revela ainda que o país está desenvolvendo uma série de iniciativas em parceria com agências de viagens para promover destinos sauditas, incluindo programas de familiarização.