BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Quilombo de Ubatuba inaugura turismo de base comunitária

A partir de dezembro, o Quilombo Sertão Itamambuca abre suas portas para o turismo e apresenta diversos atrativos para o visitante conhecer a cultura e identidade quilombola através de rodas de conversa, gastronomia, artesanato, saberes das plantas medicinais, danças tradicionais e caminhadas em trilhas no território.

Segundo Marcela Levigard, gerente de Projetos Sociais da Petrobras, “um dos objetivos dos projetos socioambientais apoiados pela Petrobras é estimular o desenvolvimento socioeconômico dos locais onde atuamos. Com a estruturação do Turismo de Base Comunitária o projeto Quilombo Sustentável fomenta a criação de oportunidades de geração de renda, fortalece o protagonismo do Quilombo do Sertão de Itamambuca e promove a valorização da sua cultura, reforçando o compromisso da Petrobras de respeito às comunidades tradicionais”.

A estruturação do Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma das frentes do projeto Quilombo Sustentável, que iniciou suas atividades em janeiro deste ano. O objetivo é promover o desenvolvimento territorial sustentável no Quilombo a partir da valorização dos saberes e práticas tradicionais. A ação envolve mais de 70 famílias, fornecendo subsídios para que possa garantir a autonomia e ser fonte de inspiração para outras comunidades.

A proposta promete se tornar uma das mais novas atrações de Ubatuba para quem busca conexão genuína com a natureza e com a cultura quilombola. Em todas as atividades realizadas na comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca será obrigatório o acompanhamento dos monitores ambientais locais.

“A ideia é que a gente possa trabalhar no território e tirar o nosso sustento daqui, seja no TBC, no restaurante, na roça, nas festas… mostrar ao turista o que a gente tem de mais bonito na comunidade e que somos guardiões. Meu pai tem 70 anos e sempre lutou para preservar aqui… é uma honra poder ouvir as histórias da infância dele, de como era a comida, o contato com o rio, e tudo isso vai poder ser conhecido nas vivências do TBC.”, explica Adriana Leite, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Sertão de Itamambuca e agente local do Projeto Quilombo Sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hackatour Cataratas premia soluções inovadoras para...

Evento em Foz do Iguaçu reforça integração entre tecnologia e sustentabilidade, com apoio a startups e novos empreendedores

MSC encerra 5ª Convenção Internacional de...

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros brindou com 400 agentes o encerramento da 5ª Convenção Internacional de Vendas

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

MSC recompensa agentes com comissão extra...

A MSC Cruzeiros anunciou acréscimo de 2 pontos percentuais em comissão e pré-convite para próxima edição da convenção internacional

Voetur lança serviço premium com foco...

Nova solução oferece experiências exclusivas em aeroportos, eventos e mobilidade de luxo para o público corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS