Nesta sexta-feira (15), Celso Sabino, ministro do Turismo, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, Ibaneis Rocha, governador do DF, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Zurab Pololikashvil, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, abrirão o Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF). Além deles, representantes das entidades que estão apoiando o evento também estarão presentes, como Banco do Brasil, Sebrae, Sesc, Senac e Finep.

“No Salão, reunimos o Brasil inteiro em um só lugar para apresentar ao mercado e ao público final, os principais produtos turísticos ofertados pelas 27 Unidades da Federação brasileira. É um grande momento para o setor que, hoje, é o segundo maior gerador de empregos do país”, ressaltou Sabino.

O Salão é uma estratégia do Governo Federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo.

O evento também reforça a importância de um modelo de gestão da atividade turística, com base na competitividade e na inclusão social. “Para nós da Embratur, será uma oportunidade importante para que os destinos apresentem suas novidades e coloquem na prateleira para o público final, o potencial turista que vai ao Salão e também para os operadores de turismo internacional, para a geração de novos negócios”, destacou Freixo.

O Salão Nacional do Turismo acontece entre 15 e 17 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrinha (DF). A expectativa é de que o evento receba cerca de dez mil visitantes por dia.