O Complexo Turístico Itaipu (CTI), gerido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), conquistou recentemente a recertificação ISO 9001:2015, uma norma global que estabelece critérios para um eficiente sistema de gestão da qualidade. A certificação, conhecida mundialmente, é direcionada à melhoria contínua, à satisfação do cliente e à garantia da conformidade dos produtos e serviços oferecidos por organizações. Neste caso, destaca-se o comprometimento do CTI com experiências turísticas diferenciadas, por meio da utilização de energias renováveis e práticas sustentáveis, cumprindo rigorosamente os padrões estabelecidos.

Yuri Benites, diretor de Turismo do PTI, enfatiza a relevância da gestão do CTI ao longo dos anos, desde 2007, ressaltando o modelo de gestão turística centrado na viabilidade econômica e financeira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional. “Durante mais de 16 anos, aproximadamente 7 milhões de visitantes do Brasil e do mundo tiveram a oportunidade de explorar os atrativos da Itaipu Binacional”, afirma.

Atualmente, o Complexo Turístico oferece uma variedade de experiências, incluindo a Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da usina hidrelétrica), Itaipu Refúgio Biológico, Itaipu Iluminada, Itaipu Iluminada Especial, Itaipu By Bike, além da visita às exposições do Ecomuseu.

O ISO 9001:2015, obtido pelo Turismo Itaipu em 2012 e atualizado desde 2017, propõe estabelecer requisitos para um sistema de gestão da qualidade, priorizando a satisfação do cliente, a uniformidade e a melhoria contínua dos processos. “A certificação consolida o compromisso do Turismo Itaipu em proporcionar experiências conectadas ao nosso público, enriquecendo conhecimentos e proporcionando bem-estar”, destaca Marcelo Giongo, gerente geral do CTI.