O Turismo Rural paulista é referência nacional, já que o cenário multifacetado do solo de São Paulo permite mesclar a simplicidade do passado com o conforto do mundo moderno. Hoje são contabilizadas mais de mil propriedades rurais mapeadas em favor do Turismo, em meio a fazendas históricas, campings, pesque-pague e fazendas de café. Vale lembrar que foi o café, há algumas décadas, que impulsionou o desenvolvimento de infraestrutura, estimulou o crescimento de indústrias relacionadas e atraiu investimentos e imigrantes.

Essas fazendas atraem muitos turistas que vão em busca de uma história que teve início lá atrás. A hospedagem em um dos inúmeros hotéis fazenda pode levar o turista a conhecer edificações do século 19 com todo conforto do século 21. As propriedades rurais oriundas, em sua maioria do período áureo da cafeicultura paulista, são responsáveis pela atração que exercem sobre turistas ávidos em conhecer este lado da vida mais simples e pacata de SP. Tudo isso com direito a café colonial, cachaça e vinho artesanais, doces e uma gastronomia onde o fogão a lenha faz toda a diferença.

Confira, abaixo, cinco dos inúmeros hotéis que fazem parte dos cenários das fazendas de café no estado de São Paulo.

Destino: Espírito Santo do Pinhal

Pousada Famiglia Barthô

Instalada dentro de uma fazenda centenária de café, que agora também com vinhedo de uvas Syrah, a Fazenda Barthô é produtora de café e já foi cenário da novela Terra Nostra. Situada em Espírito Santo do Pinhal (SP) a 90 Km de Campinas, a Pousada Famiglia Barthô oferece Jardim, Piscina com aquecimento solar, bar, Restaurante, três trilhas para caminhada, lago com patos, pescaria, fazendinha com animais e aves exóticas, campinho de futebol de gramado, beach tênis, bicicletas, brinquedoteca e outros. Destaque para Cave Barthô, um wine bar que funciona com um cardápio de pratos especiais para harmonizar com mais de 70 rótulos de vinho de inverno da própria Cave.

Destino: Araraquara

Hotel Fazenda Salto Grande

A Fazenda Salto Grande foi construída em 1850 com mais de 500mil m² para o cultivo de café, arroz, laranja e criação de gado. Em 1940, a propriedade foi comprada pela família Lupo, reconhecida mundialmente pela fabricação de meias que, em 1992, decidiu transformá-la no Hotel Fazenda Salto Grande. O nome do local é uma menção à cachoeira de 50 metros de queda d’água da fazenda, que hoje é uma referência de preservação histórica e do meio ambiente. Dentro do hotel tem um museu que contempla a história do café cultivado por tantos anos nesta fazenda. Há diversão para os pequenos e descanso para os adultos. Trata-se de um lugar privilegiado pela natureza e com uma infraestrutura completa. É a união do conforto urbano com o aconchego do campo.

Destino: Bragança Paulista

Hotel Fazenda Dona Carolina

Construída em 1872, foi uma importante produtora de café e pioneira do movimento abolicionista no Brasil. Neste hotel é possível conhecer todo o processo realizado na fazenda desde sua fundação, em 1872, para a confecção do exclusivo café Dona Carolina. Um passeio traz todos os detalhes e cuidados com a qualidade da plantação até chegar à sua xícara. Há também campos de futebol e vôlei para toda a família participar da atividade, seja torcendo ou jogando. Os campos, rodeados pela Mata Atlântica e lago, podem ser também uma boa opção para jogos e eventos corporativos. Há muitas formas de diversão no Hotel Fazenda Dona Carolina que foi projetado para integrar natureza e história por 100 hectares com muito conforto.

Destino: Bananal

Hotel Fazenda Boa Vista

O Hotel já foi a fazenda mais rica do ciclo do café no século XIX e hoje preserva sua rica história através de sua beleza arquitetônica no estilo colonial. O início de sua construção foi datado em 1780, no período do Brasil Colônia. Vale destacar que o hotel fazenda consegue unir o conforto, o requinte e o rústico. O contato com a natureza e com os animais na fazenda faz parte dos atrativos. Uma saborosa comida típica da roça, com tempero peculiar da região e dos antepassados é uma das características mais procuradas pelos visitantes. O cenário da fazenda carrega inspiração para diversas produções cinematográficas e televisivas, tais como: O Casarão (1976), Dona Beija (1986), O Coronel & o Lobisomem (1995), Cabocla (2004), Um Só Coração (2004), Sinhá Moça (2006), Beleza Pura (2008), Saramandaia (2013), O Prisioneiro da Liberdade (2019); além de produções internacionais como a série Equador (2008), da emissora TVI, de Portugal.

Destino: Itu

Fazenda Capoava

A Capoava foi inaugurada em março de 2001 com a proposta de oferecer a todos um atendimento familiar e intimista, conduzido por uma equipe acolhedora e sempre comprometida com a sustentabilidade, transformando pequenas experiências em grandes memórias. Circundada por natureza exuberante e privilegiada, a fazenda tem de um lado a Mata Atlântica, que acompanha os lagos que ladeiam toda a fazenda e, de outro, as rochas de granitos chamadas Matacões, vestígios de uma longínqua era vulcânica com mais de 600 milhões de anos. Conta a história que em 1881 a propriedade foi vendida e rebatizada de “Fazenda Japão”, iniciando uma nova e forte fase, a do Ciclo do Café brasileiro. Tornou-se então uma das principais propriedades cafeeiras de São Paulo, gerando riquezas e fazendo jus ao seu antigo nome: Capoava que, em tupi, significa “terra fértil”. No início do ano de 2000 a fazenda foi vendida e transformada em hotel, voltando a ter seu nome original, “Fazenda Capoava”.