Desde a última semana de dezembro de 2023, as regionais do Procon-SP de Santos e São José dos Campos iniciarão a Operação Verão 2024, que se estenderá até o mês de fevereiro nas cidades do litoral paulista. Este ano, a ação traz duas novidades: uma pesquisa sobre itens de verão e fiscalização com foco nos estabelecimentos mais procurados por turistas.

As equipes de fiscalização concentrarão esforços nos estabelecimentos frequentados por turistas, como bazares, padarias e mercados, que oferecem alimentos, bebidas e produtos como cadeiras de praia, esteiras e guarda-sóis, itens bastante demandados nesse período nas cidades turísticas.

As farmácias também serão alvo das fiscalizações, em razão da pesquisa inédita de preços que abrangerá produtos relacionados às regiões de turismo, como protetores solares e repelentes de insetos, além dos valores praticados por hotéis, pousadas e alguns pratos oferecidos por restaurantes.

“O objetivo do Procon-SP é oferecer aos consumidores paulistas ou que estejam nos visitando uma referência de preços durante suas férias em diversas cidades turísticas do interior e do litoral, auxiliando-os para que tenham a melhor experiência de lazer em nosso Estado”, destaca Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

A Operação Verão 2024 já teve sua primeira ação realizada no terminal turístico de passageiros do Porto de Santos, onde uma das empresas operadoras foi autuada por não oferecer estrutura de embarque preferencial.

As primeiras cidades a receberem as visitas do Projeto Verão 2024 do Procon-SP são Praia Grande, Mongaguá, São Vicente, Santos, Guarujá; Itanhaém, Bertioga, Peruíbe, Ubatuba e Caraguatatuba. Em fevereiro, a ação se estenderá a Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Ilhabela e São Sebastião. Nos municípios em que houver Procon conveniado, agentes fiscais credenciados locais serão convidados a participar.