O Consulado Geral da Itália em São Paulo anunciou recentemente os resultados de sua atuação em 2023, destacando um aumento expressivo na busca pelos passaporte italiano e pela obtenção da dupla cidadania. Esse aumento consistente é evidente no crescimento de 25% na emissão de passaporte italiano durante o ano passado, atingindo um total de 33.643 documentos expedidos. Outro indicador relevante é o reconhecimento de cidadanias por direito de sangue, conhecido como ‘jure sanguinis’, que alcançou a marca de 7.844 em 2022, representando um aumento de 16%, conforme a Agência Italiana de Notícias (ANSA).

“Evidenciamos ao longo dos anos um crescente interesse das pessoas nesse objetivo, conscientes dos benefícios significativos que a dupla cidadania pode proporcionar. Especialmente para os brasileiros, percebemos um aumento anual considerável”, comenta Eduardo Velloso, CEO da Trastevere Cidadania.

Além disso, por meio das redes sociais, o órgão consular registrou 43.750 novos inscritos no Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior (Aire), um registro abrangente dos cidadãos que residem fora do país por 12 meses ou mais, sendo parte integrante do processo para a obtenção da cidadania italiana. Houve um incremento de 51% nas inscrições em comparação ao ano anterior, totalizando 68.596 solicitações processadas pelo consulado.

“Entre os inúmeros benefícios estão a liberdade de circulação e residência em todos os países da União Europeia, a possibilidade de trabalhar e estudar em qualquer país pertencente à União Europeia, acesso a serviços de saúde e educação, além do direito de voto em eleições, aposentadoria, entre outros”, acrescenta Velloso.

Atualmente, estima-se que o Brasil abrigue mais de 25 milhões de cidadãos com ascendência italiana, sendo São Paulo o estado com o maior contingente desses descendentes, totalizando cerca de 9 milhões. “Essa população supera a encontrada em estados como Paraná e Rio Grande do Sul, que também possuem uma expressiva presença de descendentes de imigrantes italianos”, conclui Velloso.