A Latam Airlines atingiu um marco significativo ao registrar um total de 33 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil durante o ano de 2023. Esse número representou um aumento de 15% em relação ao ano anterior, quando a companhia transportou 28 milhões de passageiros. Esses dados recentes revelam o crescimento constante e sustentável da empresa, fortalecendo sua posição competitiva após o impacto da pandemia de covid-19.

“A Latam está comprometida em tornar o voo acessível a mais brasileiros. Encerramos o ano liderando o mercado nacional, fruto de nossa estratégia focada em eficiência operacional”, declarou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

De janeiro a dezembro deste ano, a Latam obteve no Brasil um crescimento de 11% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK e ampliou em 9,5% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK na comparação com o mesmo período de 2022.

Com 40% de todo o mercado brasileiro, a Latam encerrou 2023 na liderança do setor aéreo nacional, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia opera a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do país. Além disso, a Latam ampliou seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

A Latam é também a companhia aérea que mais transporta turistas para o Brasil em voos internacionais, operando a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a Latam e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

Ao longo de 2023, a Latam celebrou o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, aumentando em 75% a capacidade combinada das empresas e consolidando uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte.

Anualmente, a Latam transporta em média 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais no Brasil. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

Em dezembro de 2023, a demanda de passageiros de todo o Grupo Latam cresceu 22% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 13% na sua oferta de assentos e ampliou em 11% a sua capacidade operacional cargueira em relação a dezembro de 2022.

Confira os resultados completos abaixo: