O Destino Alagoas comemora um marco significativo no setor turístico, registrando o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos em 2023. Dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, revelam que aproximadamente 10 mil estrangeiros chegaram à capital alagoana no ano passado.

A América do Sul lidera como a principal região de origem desses visitantes internacionais, representando cerca de 62% do total. A Argentina se destaca como o principal país emissor de turistas estrangeiros para Alagoas. Além disso, 37% dos visitantes têm nacionalidade europeia, sendo Portugal a origem mais frequente.

A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, destaca que esse índice é o primeiro de muitas metas a serem conquistadas pelo estado. Ela ressalta que, apesar dos desafios enfrentados pelo setor durante a pandemia de COVID-19, o estado está em processo de recuperação, e a expectativa é aumentar ainda mais esse fluxo turístico.

Alagoas, que já conta com mais de 45 mil leitos disponíveis em mais de 900 hotéis e pousadas, está investindo na expansão do setor. Dezesseis novos empreendimentos estão em construção, com previsão de conclusão até 2025.

Além disso, o Governo de Alagoas está focado na capacitação profissional para garantir a excelência no atendimento aos turistas. Cursos profissionalizantes gratuitos são oferecidos mensalmente, visando capacitar cerca de 11 mil profissionais até o final do ano.

As turmas programadas para fevereiro serão divulgadas em breve no site da Secretaria de Estado do Turismo.