A Localiza, reforça seu compromisso com a inovação e a experiência do cliente ao inaugurar um ponto totalmente autônomo para retirada de veículos no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Com o Localiza Fast, a empresa proporciona uma jornada de aluguel de carros 100% digital, eliminando a necessidade de transfer e atendimento presencial. Em breve, a mesma comodidade estará disponível no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A iniciativa é parte dos investimentos contínuos da Localiza em tecnologia, destacando-se como a primeira locadora do país a oferecer uma solução totalmente digital para o aluguel de carros. Desde sua criação em 2017, o Localiza Fast evoluiu com a aquisição da Mobi7 em 2020, fortalecendo ainda mais seu braço tecnológico de telemetria e Internet das Coisas. Essa integração acelerou a digitalização da frota, tornando o processo mais eficiente e aprimorando a experiência do cliente.

No novo modelo de aluguel, os clientes utilizam o aplicativo Localiza para realizar não apenas a reserva, mas também para digitalizar a carteira de habilitação, fazer autenticação biométrica por selfie, abrir o contrato com assinatura digital e liberar o veículo através do celular, utilizando dispositivos instalados nos carros. A devolução do carro é realizada na agência mais próxima do aeroporto.

O avanço no atendimento reflete a compreensão da Localiza sobre a crescente busca dos clientes por soluções intuitivas e descomplicadas, eliminando filas e proporcionando agilidade. A opção de autoatendimento, conhecida como Localiza Fast, tem conquistado cada vez mais consumidores, representando a escolha de 1 a cada 6 clientes que fecham contratos de locação onde a tecnologia está disponível.

A iniciativa alinha-se ao aumento da demanda por soluções conectadas, impulsionando a Localiza a dobrar o número de agências com o serviço disponível, saltando de 45 para 90 até dezembro de 2022. Em setembro de 2023, esse número já havia alcançado 125 agências.

Elvio Lupo, diretor executivo de Aluguel de Carros da Localiza&Co, destaca, “Localiza Fast é uma resposta à crescente digitalização de processos e rotinas e à maior conectividade dos clientes. Percebemos o potencial de oferecer uma experiência ainda mais tecnológica e surpreendente aos usuários. Enxergamos ser essa uma oportunidade para intensificar e tracionar uma nova avenida de grandes transformações nas soluções de mobilidade urbana do país”.

Em poucos cliques, os clientes agora têm acesso a um carro de aluguel, escolhendo entre um mix variado de modelos, efetuando a reserva, definindo a forma de pagamento e retirando o veículo sem passar pelo atendimento presencial da loja. O objetivo da Localiza é acelerar a adoção da tecnologia em sua rede de agências, proporcionando aos clientes uma experiência totalmente digital, ágil e fluída.