Um estudo recente do Boston Consulting Group (Bcg) revela perspectivas animadoras para o mercado de viagens e turismo no Brasil em 2024. Segundo a pesquisa Consumer Sentiment 2023, que analisa tendências de consumo em várias categorias, 64% dos brasileiros que normalmente viajam têm a expectativa de aumentar os gastos com viagens de lazer no próximo ano. Além disso, 44% dos respondentes indicam uma expectativa de aumento nos gastos com viagens corporativas.

O Brasil se destaca internacionalmente nesse cenário, ocupando a 1ª posição na propensão a aumentar gastos com viagens de lazer entre 34 categorias avaliadas globalmente. Enquanto as viagens de lazer lideram as expectativas, o setor de turismo de negócios também demonstra uma tendência positiva.

O diretor executivo e sócio do Bcg, Leandro Paez, enfatiza a recuperação significativa do turismo de lazer em 2023, movimentando valores até 25% acima dos níveis pré-pandemia. Ele destaca que a expectativa para 2024 é positiva para a maioria dos setores de viagens e turismo.

No setor aéreo, os voos domésticos mostram uma retomada expressiva, com a demanda de passageiros próxima aos níveis de 2019. No entanto, os voos internacionais têm uma recuperação mais gradual, operando cerca de 13% abaixo dos níveis pré-pandemia.

A locação de carros apresentou forte retomada em 2022/2023, impulsionada pelo modelo de trabalho híbrido, evidenciando um aumento nos períodos de locação de veículos em torno dos finais de semana.

Para as empresas do setor, o Bcg destaca a importância de focar na experiência do viajante, fortalecer os canais digitais, personalizar serviços e investir em crescimento de serviços e produtos adjacentes.

Leandro Paez conclui destacando as evoluções positivas em 2023 e expressa perspectivas otimistas para 2024, incentivando as empresas do setor a proporcionarem excelentes experiências aos viajantes brasileiros.