A Skål Internacional, única organização global a conectar profissionais dos diferentes elos do setor para promover o turismo sustentável e ético em todo o mundo, repercute o propósito da mudança do nome da Organização Mundial do Turismo (OMT) para Onu Turismo.

A expressão “Turismo é a indústria da paz”, popularizada pelo ex-Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, durante seu mandato (2010 a 2017), ganha impulso com a mudança do nome da OMT para Onu Turismo, como foi anunciada por seu sucessor Zurab Pololikashvili, nesta quarta-feira (24), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri.

A iniciativa enfatiza o potencial do turismo como ferramenta para promover a paz e o entendimento global.

“À medida que a sociedade progride, o setor do turismo, como muitos outros setores, precisa se transformar para se tornar um catalisador para a prosperidade à escala universal. Aumentar o bem-estar das pessoas, proteger o ambiente natural, estimular o progresso econômico e promover a harmonia internacional são objetivos fundamentais que constituem a essência central da Onu Turismo. A Organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que é agora central para muitas economias”, declara Pololikashvili, o atual Secretário Geral da agência da Onu Turismo.

“O turismo desempenha um papel importante na promoção do entendimento mútuo, do diálogo intercultural e da cooperação entre as nações”, ressalta Vera Lucia De Camillis, que preside a Skål Internacional Brasil.

“Ao proporcionar oportunidades de interação e troca de experiências entre diferentes culturas, o turismo pode ajudar a construir pontes e promover a paz entre os povos”, afirma Walter Teixeira, que preside a Skål Internacional São Paulo, a tradicional anfitriã do evento anual Bem-Receber, que será realizado no próximo mês de abril, durante a feira WTM LA.