Recife (PE) – Nesta terça-feira (30), a Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, anunciou os planos para a alta temporada de 2024 em Pernambuco, cuja novidade é o aumento de 17% na quantidade de assentos ofertados em voos dedicados da operadora para a alta temporada de julho, totalizando 21 mil assentos. Além disso, Recife contará com duas novas rotas, oferecendo voos dedicados de Presidente Prudente e Bauru, ambas no interior de São Paulo. Também no evento, a operadora ainda divulgou resultados de 2023 e discutiu novas parcerias a fim de estimular ainda mais o turismo na região.

O encontro reuniu representantes de destinos e trade, além de contar com a presença de Daniel Coelho, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco; Eduardo Loyo, presidente da Empetur, e Antonio Coelho, secretário de Turismo e Lazer de Recife.

“A Azul é extremamente importante para o turismo pernambucano, transformando o Aeroporto Internacional dos Guararapes, através da sua operação, no maior hub do Nordeste, fazendo com que Pernambuco esteja conectado com os diversos estados do país. Fica muito mais fácil para trazer grandes eventos, eventos corporativos e até fazer as promoções turísticas quando o Estado está bem conectado através das linhas oferecidas pela Azul”, afirma Daniel Coelho, secretário de Turismo de Pernambuco.

No ano passado, Recife e Porto de Galinhas apresentaram um crescimento em passageiros embarcados para os destinos de 39% comparado com 2022. “A nossa meta de ocupação é de 80% e todos os meses a gente esteve acima da meta. Esses resultados mostram porque estamos trazendo a oferta para cá. Esse é o resultado de um trabalho em conjunto”, contou Natália Saderi, gerente de Produtos da Azul Viagens.

Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da Azul Viagens, justifica estes resultados pela combinação de um grande produto turístico e forte parceria com público e privado.

“É um local muito bom para uma viagem em família, tem ótima infraestrutura, com uma grande rede hoteleira, diversos passeios e produtos diferentes, com forte apelo turístico, histórico e cultural. A Azul viagens tem trabalhado muito bem os voos dedicados, que são voos 100% voltado para lazer e Turismo, focados em vendas de pacote. A nossa ideia é reduzir esse gap durante o intervalo entre as altas temporadas.

Antes de julho, Pernambuco tem um apelo turístico que é a festividade de São João. Giulliana revelou que a companhia e operadora têm planos para promover a cultura nordestina durante o período junino. “Azul e Azul viagens vão abraçar São João como festividade regional, o que casa muito com a proposta da Azul, e faz sentido montar uma vitrine de São João do Nordeste para o resto do Brasil. Nossa ideia é capacitar os agentes sobre a festividade, que difere muito do que é vivido em outras regiões do País”, afirmou.

Neste primeiro semestre, a Azul Viagens incluiu mais de 92 mil assentos para Pernambuco, representando um crescimento de 76% comparado com o mesmo período do ano passado. “Entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, conseguimos um número de voo que representou metade do que a Azul transportou em 2022 e agora, para este segundo semestre, teremos mais um crescimento em relação ao todo ano de 2023. Isso mostra a potência da Azul e a consolidação de Pernambuco como um grande destino dentro do Nordeste”, pontuou Eduardo Loyo, presidente da Empetur, sobre mais um incentivo da operadora.

Nordestur

Entre 23 de janeiro e 6 de fevereiro, a Azul Viagens fará uma série de reuniões e encontros com autoridades estaduais e municipais nas principais capitais do Nordeste, com o intuito de trazer novidades, balanços e parcerias e investimento que colaboram com o turismo. João Pessoa, na Paraíba, foi a primeira a receber a ação.