Os quatro principais aeroportos de Mato Grosso, sob administração da Centro-Oeste Airports (Coa) – Marechal Rondon (Cuiabá), Maestro Marinho Franco (Rondonópolis), Presidente João Batista Figueiredo (Sinop) e Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta) –, alcançaram um total de aproximadamente 3,3 milhões de passageiros embarcando ou desembarcando ao longo do ano de 2023. No que diz respeito à movimentação de aeronaves, os quatro aeroportos experimentaram um aumento de 4% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 50 mil pousos e decolagens.

O Aeroporto de Sinop registrou um novo recorde na movimentação de passageiros, com quase 344 mil pessoas, representando um aumento significativo de 11% em relação ao ano anterior. O Aeroporto de Rondonópolis, que já havia experimentado um aumento expressivo de 32% em 2022, continuou crescendo em 2023, com mais de 51 mil passageiros, refletindo um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

“Tivemos mais um ano importante para os aeroportos da Coa. Mesmo com as variações nos preços das passagens aéreas, os números se mantiveram no mesmo patamar de 2022, e as melhorias recorrentes feitas nos empreendimentos auxiliaram na manutenção dos voos e na criação de novas rotas. Além disso, em 2023 iniciamos as obras de modernização e ampliação dos aeroportos, um ano com um saldo extremamente positivo para a aviação civil do estado”, explica Marco Migliorini, diretor-presidente da Coa. 

Em contraste, o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, embora tenha mantido uma movimentação de passageiros estável, com quase 3 milhões de embarques e desembarques, experimentou uma pequena queda de 3% em comparação com 2022. No entanto, a quantidade de aeronaves registrou números positivos, com mais de 46 mil pousos e decolagens, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Por fim, o Aeroporto de Alta Floresta enfrentou uma queda de 5% na movimentação de passageiros, com quase 52 mil pessoas embarcando ou desembarcando, além de uma diminuição de 8% na movimentação de aeronaves, totalizando 564 pousos e decolagens no ano.

“Os planos para 2024 são os melhores possíveis. Com a modernização e a ampliação, teremos empreendimentos mais eficientes e confortáveis, com melhorias importantes na parte operacional. Os novos e remodelados terminais de passageiros estão na parte final das obras, enquanto realizamos outras ações junto ao órgão regulador. Com esses processos superados, os novos terminais entrarão em operação em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, e poderemos usufruir de todas as novidades no Aeroporto Internacional de Cuiabá”, finaliza Migliorini.