O Uruguai vem ganhando destaque e se tornando um destino “na moda” entre turistas de todo o mundo, conforme relata o Ministério do Turismo uruguaio. No final do terceiro trimestre de 2023, o país registrou um aumento significativo no número de viajantes estrangeiros em comparação ao ano anterior, ultrapassando 1,2 milhões de visitantes apenas no primeiro semestre de 2023. Os brasileiros desempenham um papel importante nessa estatística, com um crescimento de 47% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando atrás apenas da Argentina em volume de turistas.

Atento a essa tendência, o número de opções de voos para o Uruguai tem crescido. Um exemplo é a rota Curitiba-Montevidéu, lançada pela Azul Linhas Aéreas em outubro de 2023. Com voos diretos de aproximadamente 2h20 de duração, a rota oferece praticidade e atrai viajantes das regiões Sul e Sudeste, proporcionando uma experiência única na histórica e charmosa capital uruguaia.

A designer curitibana Marcela Cardoso, que visitou Montevidéu recentemente, destaca a praticidade do roteiro: “A viagem em si é gostosa e rápida, chegamos em poucas horas. É um país lindo! Ficamos interessados em conhecer outros lugares da região e revisitar alguns pontos turísticos com mais tempo”. Marcela também enfatiza a diversidade de atrativos, desde o aspecto histórico até experiências culturais únicas, como a visita ao Estádio Centenário e à Casa Pueblo em Punta Ballena.

A região central de Montevidéu, conhecida como Ciudad Vieja, encanta com seu pluralismo arquitetônico e uma variedade de opções turísticas, como a Praça Independencia, o Palacio Salvo e o Teatro Solís. O passeio pela Rambla, que margeia o Rio da Prata, e a visita aos bairros mais afastados do centro, como Pocitos e Carrasco, proporcionam uma visão abrangente da cidade.

Além da riqueza cultural, Montevidéu é famosa por sua gastronomia excepcional. O Mercado del Puerto, com seus diversos restaurantes de comidas típicas, é um destaque. Marcela recomenda provar a paella no mercado e destaca: “A gastronomia da cidade é extraordinária, os pratos sempre muito bem servidos”.

Os uruguaios, hospitaleiros e receptivos, contribuem para a experiência positiva dos turistas. Marcela observa que alguns prestadores de serviços arriscam até mesmo o português, mas aconselha os visitantes a terem conhecimentos básicos de espanhol para uma melhor comunicação. Planejar os roteiros com antecedência é outra dica, permitindo estender a viagem para outros pontos turísticos próximos, como Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Apesar de não exigir passaporte, documentos com fotos atualizadas e um seguro-viagem são recomendados para uma estadia tranquila. O processo burocrático é surpreendentemente simples, tornando o Uruguai uma opção atrativa e exótica para férias ou períodos curtos de descanso. O voo direto saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena oferece comodidade aos passageiros da região Sul. O Uruguai, com sua mistura de história, cultura, hospitalidade e gastronomia, surge como um destino imperdível no cenário turístico sul-americano.