Na noite desta terça-feira (6), a Explore Louisiana, segmento de atuação da Travel South USA, realizou um evento de promoção do Cajun Mardi Gras 2024 de Louisiana, nos Estados Unidos. A ativação reuniu jornalistas e lideranças do trade no Jazz B, no bairro da República, em São Paulo (SP). O evento foi finalizado com uma apresentação musical da New Orleans Jazz Band.

“Nosso objetivo é promover o estado da Louisiana, em especial o interior do estado. Nova Orleans costuma ser o grande foco dos turistas brasileiros, mas o estado tem muito mais a oferecer para além da capital”, afirma Allan Colen, representante oficial da Travel South USA. 

Entre as opções turísticas, Colen elenca as visitações às antigas plantations, a diversa e tradicional gastronomia e a música do estado multicultural. “Hoje, estamos promovendo principalmente o carnaval do interior, que é muito mais tradicional do que o da capital. São diversas influências, desde medievais francesas e espanholas até afroamericanas”, explica o representante.

As festividades do Cajun Country Mardi Gras contam com uma variedade de tradições, como o “Courir” ou corrida liderada pelo capitão Mardi Gras. Na ocasião, participantes fantasiados e mascarados, a pé, a cavalo ou em carroças, percorrem o bairro realizando a mendicância. Os foliões vão de casa em casa cantando, dançando e pedindo ingredientes diferentes para o preparo de um gumbo comunitário a ser servido mais tarde naquela noite. O ingrediente principal, no entanto, é a galinha que é perseguida pelos participantes. 

Além da corrida, o turista poderá apreciar músicas tradicionais e a culinária autêntica Cajun, entre diversas opções de atrações, alimentos e bebidas. Cada cidade de Louisiana, como Mamou, Iota, Elton, Church Point, Faquetaigue, Soileau e Eunice, conta com um Courir único.