Com a aproximação do Carnaval, empresas aéreas estão intensificando suas operações para atender à demanda de turistas que buscam aproveitar a folia em diversos destinos pelo Brasil. Com um aumento expressivo na oferta de voos extras, a LATAM, GOL e Azul se preparam para receber os foliões de norte a sul do país.

A LATAM, por exemplo, programou 500 viagens adicionais entre os dias 09 e 16 de fevereiro, representando um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior. São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro foram destacados como os destinos mais buscados pelos passageiros da companhia durante o Carnaval de 2024. A malha complementar inclui voos extras para a Bahia, Pará e outros destinos populares.

A GOL, por sua vez, realizará cerca de 350 voos extras de 08 a 18 de fevereiro, com foco nas bases de maior demanda, como Rio de Janeiro, Recife, Maceió, Salvador, João Pessoa e Fortaleza. A capital fluminense será o destino de viagens originadas de diversas cidades do país. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que essa iniciativa contribui para o sucesso do Carnaval e fortalece a procura por destinos turísticos no Brasil.

A Azul também entra na rota do Carnaval, disponibilizando 234 voos extras de 09 a 19 de fevereiro, representando um aumento de 59% em relação ao ano anterior. Os principais voos partirão dos aeroportos de Viracopos, Belo Horizonte e Recife, conectando-se especialmente à região Nordeste, além de outros destinos no Sudeste.

As estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que o Carnaval de 2024 deve movimentar R$ 9 bilhões no setor turístico em todo o país, marcando o quarto ano seguido de recuperação do faturamento durante a festa. A procura por pacotes de viagens nacionais também registra crescimento, com aumento de 114% no interesse em explorar o Brasil, segundo a plataforma Decolar.com.

O Ministério do Turismo, por meio de programas como “Conheça o Brasil: Voando” e “Conheça o Brasil: Realiza”, tem buscado estimular o turismo interno, facilitando o acesso a destinos brasileiros. O ministro Celso Sabino também destaca a proposta em discussão para criar um Fundo que funcione como garantidor para as empresas aéreas, visando fortalecer o setor.