Neste fim de semana, o programa “Avião Solidário” da LATAM realizou o transporte gratuito de 40 mil refeições desidratadas para as vítimas dos incêndios florestais no Chile. A ação foi realizada em parceria com o Itamaraty, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Embaixada do Brasil em Santiago e o Movimento União BR. As refeições foram embarcadas nos compartimentos de carga das aeronaves da LATAM que operam voos de Porto Alegre para Santiago.

Ligia Sato, Head de Sustentabilidade da LATAM Brasil, destaca o compromisso da empresa com a região: “O Avião Solidário da LATAM existe justamente para atender com agilidade as pessoas da América do Sul que mais precisam em situações emergenciais. Esse transporte para as vítimas dos incêndios florestais no Chile só reforça este nosso compromisso com a região e suas pessoas”.

Há dois anos, a LATAM e o Movimento União BR atuam conjuntamente em situações de emergência, desempenhando um papel importante no transporte de doações para ajuda humanitária em diversas ocasiões, como a guerra da Ucrânia e vítimas de chuvas em diferentes regiões do Brasil.

O programa Avião Solidário, em 11 anos de existência, já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil, realizando o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O Avião Solidário é conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, disponibilizando a experiência logística e a conectividade da companhia para a América do Sul.

O Movimento União BR, movimento nacional apartidário fundado no início da pandemia, é uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Presente em 24 estados, já beneficiou mais de 26 milhões de pessoas e arrecadou mais de R$ 360 milhões, destinados a ações assistenciais, como doação de equipamentos de proteção, distribuição de alimentos, criação de leitos e equipamentos hospitalares, e gestão de cursos. Sua missão é promover um legado nos lugares em que atua, formando um hub de ajuda emergencial.