“Inteligência Artificial: Impactos e Oportunidades” foi um dos assuntos discutidos no 19º Encontro do Setor de Feiras e Eventos (Esfe), evento que aconteceu nesta terça-feira (20), no Centro de Convenções de Rebouças, em São Paulo (SP). Fabio Zelenski, diretor de Marketing do Visite São Paulo – São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), apresentou um panorama geral sobre Inteligência Artificial (IA) no Esfe 2024, refletindo sobre qual será o impacto no dia a dia, como funciona, como utilizar para ampliar produtividade e quais as principais questões que estão sendo discutidas acerca do tema.

A palestra de Zelenski começou com introdução apresentada por uma IA chamada Lina. Em seguida, ele explicou que grande parte das novas novas tecnologias que estão surgindo, como realidade virtual, realidade aumentada e metaverso, ainda contam com uma série de questões técnicas que o usuário final não está pronto. Com exceção do universo dos games, ainda não há massificação o suficiente para esses produtos chegarem nas mãos da maioria das pessoas e se tornarem ferramentas comuns de trabalho.

A IA, por outro lado, já causou grande impacto na sociedade, sendo utilizada por diversos setores da economia e também por clientes finais – como as generativas ChatGPT e Dall-E. Pesquisa recorrente da SPC&VB, apresentada por Zelenski durante a palestra do Esfe, revela que cerca de 60% dos executivos já estão utilizando IA diariamente para funções operacionais e mais de 70% para formulação de estratégias. 

Após destrinchar algumas das categorias de funções empenhadas por IAs, Zelenski elencou questões legais, morais e criminais, como impactos nas eleições por meio de deep fakes, que devem servir de base para uma série de leis que estão sendo discutidas. “Não podemos subestimar o potencial das IAs generativas de imagens, por exemplo, por não saberem desenhar mãos. De um ano para cá, as ferramentas evoluíram muito e já nem causam mais estranhamentos”, ressalta.

“Meu ponto é que o momento é agora, precisamos estar muito bem inteirados no que está acontecendo e nos preparar para adaptar às mudanças”, finaliza Zelenski.