Santos/SP – Um dos principais portos do Brasil recebe, a partir deste sábado (24), a primeira edição do Cruise360 Brasil, evento promovido pela Clia Brasil e exclusivamente voltado para agentes de viagens, reunindo 222 profissionais inscritos. Após shiptour com os agentes pelo MSC Grandiosa – maior navio que já navegou em águas brasileiras, capaz de receber mais de 6 mil cruzeiristas -, que sedia o primeiro dia de evento, os agentes de viagens puderam almoçar no restaurante La Loggia e conhecer um pouco sobre a oferta culinária disponível no navio. “Fico feliz e honrado por receber o primeiro evento da Clia aqui no MSC Grandiosa, que muitos de vocês já conhecem e que hoje é o mais lindo da América do Sul”, declara o comandante Giuseppe Galano
Adrian Ursilli, diretor executivo da MSC e presidência do Conselho de Administração da Clia Brasil, agradeceu, como líder da armadora, pelo trabalho realizado pelos colaboradores para apresentar o navio para os agentes de viagens nesta oportunidade. Além disso, o profissional, em nome da Clia, deixa claro que o Cruise360 Brasil é um evento ímpar, inovador e, pela primeira vez, em terras – e águas – brasileiras.
“Este é um evento que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, na Austrália e, agora, no Brasil. Tentamos criar um programa de capacitação e esse é um passo para que cada vez mais possamos dar apoio a vocês, agentes de viagens, para que o setor continue crescendo”, comemora Ursilli.
O diretor executivo da MSC também aproveitou o momento para ressaltar a força do segmento. Dentre os destaques, estão:
- Foram R$ 140 milhões em comissões para agentes de viagens só considerando a temporada brasileira em 2022/23
- Serão 51 novos navios até 2028
- Está previsto o investimento de R$ 34 bilhões em navios
O profissional também estima que a atual temporada registre números superiores a 800 mil cruzeiristas. No entanto, destaca que há gargalos que impossibilitarão o segmento de continuar seu crescimento. “Estamos falando de problemas judiciários, de infraestrutura precária e altos custos de operação. Talvez essa seja a temporada recorde, mas daqui em diante teremos que promover mudanças para não perdermos para outros destinos mais competitivos. Nossa união é fundamental”, declara.
Ainda durante seu discurso, Ursilli pede o apoio do mercado contra a revogação do Perse, programa emergencial de crédito que surgiu em resposta à pandemia. “Junto a Abav, Brazoa, Clia e outras associações, incentivamos as equipes a apoiarem essa luta, esse argumento e discussão com o governo para que possamos aprovar a continuidade desse programa com incentivo fiscais. É uma alicerce dessa indústria nesse momento e sua continuidade é fundamental”, afirma.
Kelly Craighead, CEO da Clia Global, mandou uma mensagem especial para os participantes do Cruise360 Brasil, parabenizando a classe de agentes de viagens que resultam na vitalidade do segmento. “Vocês ajudam a impulsionar o Turismo na região. Os cruzeiros estão prosperando, a intenção de fazer cruzeiro está alta. Estamos mais fortes do que nunca e que agradecer pelo apoio de vocês”, diz.
Agenda