Na noite desta segunda-feira (26), a Comissão para a Promoção do Peru para Exportação e Turismo (Promperú) realizou um jantar exclusivo para associados Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) no Cantón Moema, em São Paulo (SP). Durante o evento, porta-vozes de ambas as entidades apresentaram resultados da Peru Week 2023, crescimento 46% no número de brasileiros no destino e as estratégias para 2024, além da agenda de eventos para este ano. 

“O Brasil e o Perú não são apenas vizinhos, mas países irmãos. Somos interligados por fronteiras aéreas e terrestres. A Amazônia nos conecta, assim como a grande responsabilidade de promover a sustentabilidade no Turismo”, comenta Silvia Seperack, conselheira econômica comercial Promperú da Argentina e Brasil, que passou a listar dados sobre a relação turística entre os dois países, além dos eventos e conquistas do órgão de promoção.

Ao longo do ano de 2023, mais de 131 mil brasileiros viajaram ao Perú, alta de 46% em relação ao mesmo período de 2022 – que registrou 90,4 mil turistas brasileiros. Apesar do crescimento, o resultado segue abaixo do patamar de 2019, quando o país recebeu 193,9 mil viajantes brasileiros, o maior fluxo de todos os anos. Com isso, o Brasil é o 5º maior mercado emissor da América Latina e o 6º maior do mundo. Silvia credita a alta conectividade entre os dois países, com mais de 199 voos por mês, realizados pela Latam e Sky Airlines, saindo do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília.

A executiva seguiu com uma apresentação dos dados das participações da entidade de promoção turística em uma variedade de eventos ao redor do mundo. Entre elas, estão a ExpoPeru Brasil 2023, WTM Latin America 2023, Peru Travel Mart PTM, Abav Expo 2023, capacitações, rodadas de negócios, entre outros. 

Em seguida, Milagros Ochoa Koepke, executiva da Promperú, deu instruções aos operadores da Braztoa sobre os principais canais de informação do destino para brasileiros, como o peru.info e o peru.travel, além do site do órgão de promoção. “O atendimento às operadoras é individual, pois sabemos das particularidades de cada uma. Também realizamos uma série de capacitações para agentes de viagem e estamos disponíveis para preparar treinamentos para segmentos específicos, como o de luxo, aventura, cultura e gastronomia. 

Vale dizer que o evento foi realizado no premiado restaurante sino-peruano Cantón em função da grande influência chinesa na culinária do país latino-americano, além da simbologia do Ano Novo Chinês. Segundo Milagros, milhares de imigrantes chineses desembarcaram no país para trabalhar nas estradas, ferrovias e fazendas de algodão e açúcar. O sincretismo cultural culminou na criação dos restaurantes chifas, que oferecem uma fusão entre a comida tradicional chinesa e a comida peruana. 

Na ocasião, também estavam presentes Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, e Fabiano Camargo, proprietário da CT Operadora. “O Perú é um país com uma alma única, repleto de atrativos excelentes. Além dos 1,8 mil agentes capacitados pela Promperu, eu sei que muitos operadores brasileiros também levaram grupos para lá no ano passado em Famtrips. Isso significa mais profissionais treinados e muitas oportunidades de venda. Tenho certeza que o destino continuará crescendo na preferência dos operadores e na procura dos brasileiros, como já estamos observando”, completa.