Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, criado pela Clia Brasil, os líderes das principais companhias de cruzeiros compartilharam suas perspectivas e insights sobre o setor. Dentre os principais destaques, foi debatido os principais gargalos enfrentados pelo segmento e a limitação de destinos para receber navios no Brasil. Contudo, Vitória (ES) agora surge como possível nova parada para os roteiros marítimos brasileiros.

“Nesta semana, fizemos uma simulação para incluir Vitória como novo destino. Podemos ter Vitória como um novo destino, o que seria muito interessante. Às vezes, pequenas mudanças no itinerário podem ter um grande impacto na experiência do passageiro”, afirmou Renê Hermann, presidente Institucional Brasil da Costa Cruzeiros.

Estela Farina, diretora geral da Norwegian Cruise Line no Brasil, enfatizou o papel crucial dos agentes de viagens na venda de cruzeiros, destacando a importância da escuta ativa e da consultoria para oferecer a experiência ideal aos clientes. “Vocês são peças fundamentais na venda do cruzeiro. Eu sempre digo que não existe cruzeiro ruim. Adequar o perfil do cliente ao que cada uma de nossas companhias pode oferecer é essencial”, ressalta.

Hermann complementou as palavras de Estela, observando uma mudança significativa no perfil dos passageiros, que agora veem o navio como um destino em si. Ele enfatizou o crescimento da indústria de cruzeiros e a importância da infraestrutura dos destinos para atrair mais navios e passageiros. “O navio é um destino por si só. O passageiro viaja conosco não apenas pelo destino, mas pelo entretenimento e pela experiência a bordo”, afirma.

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, ressaltou a importância da capacitação dos agentes de viagens e a necessidade de atenção aos detalhes para garantir uma experiência positiva aos clientes. Ele destacou a evolução dos cruzeiros, com navios oferecendo uma variedade de ambientes e experiências para atender às demandas dos passageiros. “A experiência começa na agência de viagens. Um cliente bem atendido sempre retorna. A capacitação é fundamental, pois são muitos detalhes a considerar”, enfatizou Adrian.

Próximas apostas nos cruzeiros

Estela também compartilhou os planos de expansão da Norwegian Cruise Line, destacando o sucesso das reservas e as perspectivas promissoras para o futuro. “Em 2023, tivemos três inaugurações e lançamos um novo navio para cada uma de nossas marcas. A indústria de cruzeiros continua crescendo, com novos destinos, experiências e navios sendo adicionados constantemente”, afirma.

Renê Hermann revelou planos futuros da Costa Cruzeiros, incluindo a chegada de novos navios e a exploração de novos destinos. Ele destacou a importância da infraestrutura dos destinos para atrair mais navios e passageiros. “Estamos vendendo muito bem e esperamos novidades em breve para oferecer mais produtos aos agentes de viagens”, diz.

Adrian encerrou destacando os avanços tecnológicos e sustentáveis da MSC Cruzeiros, além dos planos de expansão da empresa. “Estamos investindo em tecnologias novas e sistemas inteligentes de gerenciamento a bordo, visando zerar as emissões de carbono até 2050. Além disso, estamos expandindo nossa oferta de cruzeiros de luxo e introduzindo novos navios com conceitos inovadores”, conclui.