Os países nórdicos, conhecidos por sua beleza natural deslumbrante e rica herança cultural, estão experimentando um aumento significativo no turismo, mesmo durante o verão, temporada tradicionalmente concorrida por destinos mais convencionais. Noruega e Dinamarca marcaram, em 2023, o maior número de visitantes entre junho e agosto em sua história, indicando um crescimento contínuo para o próximo ano. Esse fenômeno também beneficia a Suécia e a Finlândia. Entre os turistas brasileiros, a região ganha destaque por atender às demandas do viajante de alto padrão, que busca experiências exclusivas, sustentáveis e combinação de objetivos em uma mesma viagem, caracterizando as chamadas “blended travels”.

A Nordic Ways, uma DMC especializada em turismo de lazer e MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), desempenha um papel crucial na promoção do turismo nos países nórdicos para o mercado brasileiro. A empresa faz parte do Nordic Tourism Collective, uma iniciativa que visa desenvolver o turismo e a hospitalidade na região, garantindo que todos os países se beneficiem dos visitantes e contribuam com produtos e serviços diferenciados. Durante uma recente reunião do grupo, foram delineadas estratégias focadas em inovação e sustentabilidade, atendendo às demandas crescentes do setor turístico.

Roberta Perez, CEO da Nordic Ways, enfatiza a importância de fornecedores locais planejarem conjuntamente para receber turistas com diferentes demandas, garantindo ao mesmo tempo a preservação das comunidades locais e do meio ambiente. “A Escandinávia é líder em sustentabilidade, políticas inovadoras de equidade de gênero e urbanismo, preservando suas histórias milenares. Além da natureza exuberante, esses são grandes atrativos para o turismo na região. Por isso, é fundamental pensarmos em um turismo sustentável, inovador e diversificado, capaz de atrair e atender diferentes tipos de turistas e eventos”, destaca Roberta Perez.