Caiobá (PR) – A manhã dessa segunda-feira (4), deu início à 2ª edição do Integra BWT, que se mostrou um dia rico em aprendizado e conexões, apresentando a vasta diversidade de destinos e opções turísticas que o Paraná tem a oferecer. A jornalista e apresentadora, Michelly Corrêa, desempenhou um papel fundamental ao conduzir o evento, sendo seguida por Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora, que acolheu calorosamente os agentes de viagem e apresentou a história e as empresas que compõem o Grupo BWT Operadora.

A manhã foi marcada por painéis informativos de cidades como Ponta Grossa, apresentados pela diretora de turismo, Anne Pinheiro, e Pontal do Paraná, com o prefeito Rudão Gimenes. A Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, representada por seu diretor, José Reis, também enriqueceu a programação.

O Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Marcio Nunes, destacou-se ao apresentar as belezas regionais, ressaltando a importância crucial de eventos como o Integra BWT. Nunes enfatizou o momento histórico vivido pelo turismo no estado, revelando incríveis aumentos no número de visitantes internacionais e no turismo rodoviário.

“O Paraná vive um momento histórico no turismo, o número de visitantes internacionais cresceu 51% (aéreo e marítimo), o turismo rodoviário 32% e a temporada de verão atraiu cerca de 4 milhões de pessoas para o litoral. Estamos muito felizes em mostrar nosso estado para profissionais de todo o país, que estão aqui hoje e são os responsáveis por trazer os turistas para cá”

revela Márcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná.

Após uma palestra envolvente sobre a Grande Reserva Mata Atlântica, conduzida pelo coordenador Ricardo Borges, a manhã terminou em uma autêntica aula de cultura caiçara com o Fandango, apresentado por Eloir Paulo Ribeiro de Jesus-Poro, da Associação de Cultura Popular Mandicuera.

A tarde foi aberta por Patrícia Assis, secretária de Turismo de Morretes, que detalhou as atividades oferecidas na cidade, desde cicloturismo até o Barreado, prato típico regional, destacando também os atrativos naturais, trens da Serra do Mar e Maria Fumaça. Em seguida, Thiago Afonso de Souza, secretário de Turismo de Antonina, cativou os agentes de viagem ao apresentar as belezas da cidade histórica, com suas fachadas tombadas e a deliciosa bala de banana.

Janaina Reatti, gerente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, destacou os encantos da capital paranaense, abordando parques, museus e a crescente oferta Pet Friendly. A palestra encerrou-se com uma visão do Natal de Curitiba, que atraiu cerca de dois milhões de visitantes e turistas no último ano.

Fechando o evento, Mariza Karling, representante da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, apresentou as belezas naturais da cidade, destacando a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e a emocionante experiência aquática do Macuco Safari.

Os 130 agentes de viagens participaram ativamente de rodadas de negócios com as empresas parceiras do evento, Hotéis Mabu, Parque Vila Velha, Universal Assistance, Bourbon Hotéis e Resorts, CCVB Curitiba, Nacional Inn, Morro dos Anjos, Restaurante Madalosso, Daj Resort & Marina, Master Curitiba, Serra Verde Express, Trem Republicano, Ekôa Park,  Grupo Viale,  Pousada Caraguatá,  Pousada Casario 1915,  Da Hora Passeios, Cotranauta e Morretes Convention & Visitors Bureau. Essa empresas contribuíram para o sucesso do Integra BWT, evidenciando a vitalidade e a diversidade turística do estado.

Confira imagens do dia de capacitação e rodada de negócios:

O Brasilturis Jornal viaja a convite da BWT Operadora e conta com proteção da Affinity Seguro Viagem.