A 45 dias do início do evento, a WTM Latin America anunciou os 22 finalistas de 10 países que concorrem à quarta edição do Prêmio de Turismo Responsável. São seis categorias distintas e, neste ano, foram incluídas categorias que dialogam com a realidade da região – como turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais – e parceiros estratégicos especializados no tema que atuam em diferentes países.

Vale frisar que debater temas relacionados ao turismo responsável e apoiar a indústria de viagens e turismo na adoção de práticas alicerçadas a esse conceito são premissas na programação da WTM Latin America desde sua primeira edição, em 2013. O compromisso do evento com o turismo responsável tornou-se ainda mais amplo quando a programação de palestras, painéis e mesas-redondas ganhou o reforço de uma premiação criada para reconhecer as boas práticas lideradas por empresas latino-americanas.

Lançado em 2019 e com a primeira edição entregue virtualmente em 2021, o Prêmio de Turismo Responsável já destacou dezenas de iniciativas executadas por empresas e associações de diferentes portes da região.

No total, foram mais de 150 cases inscritos nesta edição, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior – foram cuidadosamente avaliados por um júri formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos, além de especialistas de seis organizações aliadas reconhecidas em suas áreas de atuação que prezam pelo turismo responsável em toda a América Latina. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de abril, às 18 horas, durante a programação do teatro Transformation da WTM Latin America 2024.

Os critérios de seleção incluem aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. Além do reconhecimento, os finalistas recebem feedback de especialistas e o reconhecimento público das boas práticas para clientes e compradores de um mercado bastante competitivo.

As categorias que terão cases premiados na quarta edição do prêmio de Turismo Responsável são: 1) Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade; 2) Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo; 3) Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo; 4) Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos; 5) Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais; 6) Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas.

Confira abaixo, em ordem alfabética, os finalistas da 4ª edição do Prêmio de Turismo Responsável:

OrganizaçãoPaís
Apata ColômbiaColômbia
Asociación de Guias de Turismo Comunitario Explorando el Valle – ASOGTURCGuatemala
EcoGuerreros SC de RL de CVMéxico
Favela Santa Marta TourBrasil
Fundación Agua y TierraPanamá
Grande Reserva Mata AtlânticaBrasil
Grupo CataratasBrasil
Guyana Tourism AuthorityGuyana
Impulse TravelColômbia
Instituto Superior Indígena Raúl Karai CorreaArgentina
Mama Uma Travel S.A.S.Ecuador
Manakin Nature ToursColombia
Mujeres a la CumbreChile
Parque Nacional de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da BiodiversidadeBrasil
Programa de Descarbonização do Grupo Tauá de Hotéis e ResortsBrasil
Rainforest ExpeditionsPerú
Rota da LiberdadeBrasil
Rutas Ancestrales AraucariasChile
San Luis Capital – Dirección de Turismo Municipal de SLPMéxico
Say Hueque Argentina JourneysArgentina
Sociedad Comercial Budi Lafken SPAChile
Travolution InternacionalColômbia