Em comemoração ao Dia Mundial da Mulher, celebrado no dia 8 de março, Cristiane Dart, VP de Comunicação e Marketing da Iawa (Associação Internacional de Mulheres na Aviação), chefe de Comunicação DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e gerente sênior de Marketing da Sita nas Américas, falou os desafio, conquistas e presença da mulher na aviação, seja como piloto, agente de aeroporto, manutenção e etc. 

Durante o bate-papo, Cristiane também falou sobre experiências pessoais e o projeto “Voando Mais Alto”. “Dias como esses nos fazem lembrar o porquê é tão importante ter diversidade nas organizações e em nossas vidas. A aviação é uma indústria predominantemente masculina e que vem avançando bastante na diversidade e inclusão.”

A Iawa, criada em 1988 e com base nos Estados Unidos, foi desenvolvida por um grupo de mulheres que começaram a falar sobre os desafios da mulher na aviação. Essas mulheres resolveram fazer um evento para discutir o assunto e, a partir deste evento, foi criada a primeira convenção anual da área e foi se espalhando pelo mundo. 

A Iawa realizou uma pesquisa onde mostra um dado, que segundo a Cris é triste, já que 72% dos homens acreditam que é fundamental a liderança feminina, enquanto nem 30% das mulheres pensam assim. “Essa é a síndrome do impostor, e nossa função é conectar essas mulheres, para que elas se sintam empoderadas para fazer o que querem.”

Cris finaliza com a frase “Diversidade é convidar para o baile, inclusão é convidar a dançar. Se você não tem a inclusão, você só vai ter adversidade. A questão não é aumentar o número de mulheres, mas que mulheres sejam incluídas e que elas possam entrar em cargos onde elas quiserem, e não necessariamente de liderança.”