Alagoas foi a sede da XVI Convenção Schultz, que reuniu cerca de 400 profissionais – predominantemente agentes de viagens selecionados pela empresa – no Vila Galé Alagoas. O evento, realizado entre os dias 17 e 21 de março, contou com diversos conteúdos, entre palestras, momentos de relacionamento e passeios, bem como com a apresentação de pacotes e campanhas exclusivas para os agentes presentes.

O primeiro dia foi dedicado à chegada dos convidados, com festa na piscina até a noite. O segundo, no entanto, foi o que concentrou a maior parte das palestras, pois o terceiro dia ficou dividido entre palestras e um período de relacionamento entre os agentes e fornecedores da Schultz, além da premiação das agências. O quarto dia deu a oportunidade aos participantes conhecerem atrativos e empreendimentos da região, enquanto o quinto e último dia foi livre, para que os convidados retornassem ao seus destinos de origem. 

Para Aroldo Schultz, presidente do grupo, a edição deste ano foi um grande sucesso pelo fato de ter conseguido lotar o salão de eventos com os melhores vendedores. “Além de passarem em nossa seleção, não é qualquer agente de viagens que está disposto a investir uma média de R$ 3 mil em bilhetes aéreos para participar do evento. A convenção já valeu por aproximar profissionais experientes e dedicados de mais de 250 cidades brasileiras de Norte a Sul aos mais de 50 fornecedores e expositores”, reitera o executivo em entrevista exclusiva ao Brasilturis Jornal.

O profissional também ressalta que a escolha do empreendimento hoteleiro para hospedar a convenção não foi por acaso. “Além dos patrocinadores, este também é um evento do hotel e da cidade que nos recebem. O Vila Galé já é um fornecedor habitual da Schultz, assim como demais hotéis parceiros que nos viabilizam. São grandes parceiros nossos e vendemos bastante hospedagens deles no Brasil e no exterior. Vale dizer que é a terceira convenção que realizamos na unidade Alagoas, mostrando aos agentes sua excelente estrutura e serviço”, comenta o presidente.

Programação completa

Na segunda-feira (18), Aroldo Schultz deu início aos conteúdos da convenção, apresentando os diversos serviços oferecidos pela empresa e antecipando algumas das novidades. O executivo também ressaltou a importância de investir no mercado brasileiro, apontando que muitas empresas estão sendo vendidas para grupos estrangeiros, enquanto a Schultz permanece 100% nacional. Por fim, o presidente revelou que o segredo do sucesso da empresa é a equipe, os fornecedores e os agentes. “Precisamos nos aproximar cada vez mais, pois nossa relação é ganha-ganha. O Turismo é um setor que só cresce e cresceremos juntos”, pontua.

Em seguida, foi o momento de Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, apresentar as conquistas, anunciar novidades e destacar os fatores que mais influenciaram o desenvolvimento do setor turístico do estado: o desenvolvimento da hotelaria alagoana, que agora conta com cerca de 50 mil leitos que atendem os mais variados perfis de viajantes; a instituição do programa Escola do Turismo, com 11 mil vagas gratuitas; recordes nos terminais rodoviários rios e a interiorização do destino turístico; além das obras do Aeroporto de Zumbi de Palmares e o crescimento da malha aérea, que garantiram a chegada de 3,2 milhões de visitantes por via aérea em 2023.

“O ano de 2023 marcou a história de Alagoas, com mais de 40 voos semanais extras. Só em fevereiro de 2024, o estado registrou aumento de 18% de visitantes frente ao mesmo mês do ano passado, e de 21% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia. Para o restante deste ano, já garantimos um aumento de, pelo menos, 30% da nossa malha aérea”, completa Bárbara.

Após a apresentação dos principais atrativos do estado que sediou o evento, Schultz apresentou o Wikitravel, plataforma digital desenvolvida para facilitar a busca e promoção de destinos em multi-idiomas por meio do uso de inteligência artificial (IA) em parceria com as secretarias de Turismo municipais. As entidades governamentais são responsáveis por corrigir e validar as informações turísticas traduzidas simultaneamente para 11 línguas (português, inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, chinês, árabe, japonês, hebreu e hindi).

Após apresentar as funcionalidades da ferramenta, o presidente do grupo revelou que agora é possível baixar as informações de cada município turístico em dispositivos móveis – por meio do aplicativo disponível no Google Play e, em breve, na Apple Store – e que as mídias presentes são totalmente royalty-free, facilitando o uso e compartilhamento por parte dos agentes e da imprensa. “Agora, estamos buscando outros estados e municípios para se integrarem à plataforma. É só uma questão de tempo pro Brasil inteiro estar no Wikitravel. Uma cidade inteligente é uma cidade Wiki”, declara o presidente.

Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz, e Clayton Araújo, gerente comercial Brasil da Europamundo, aproveitaram a oportunidade para revelar produtos com tarifas exclusivas e outras promoções exclusivas para a convenção. Dentre os destaques, está o hotel boutique ecológico e acessível Ecoboo Maldivas

“De fato, muitos hotéis não cabem no bolso do brasileiro, mas o Ecoboo Maldivas é um hotel de charme que consegue oferecer pensão completa e um preço extremamente justo”, afirma Schultz. “Nosso pacote já tem tudo isso incluso, até o transfer de barco. Essa ideia de inacessível e exclusivo para lua de mel não é verdadeira, mas um conceito criado aqui no Brasil.  É um excelente destino para diversos tipos de perfis, como solteiros, casais, casamento, amigos, famílias, grupos”, completa o presidente.          

Além disso, outros temas também ganharam destaque no evento, como a ferramenta Orçamento Web, que visa facilitar o compartilhamento de informações de viagem com clientes; as tarifas promocionais exclusivas para bilhetes aéreos da Gol; comissão especial para venda de hospedagens selecionadas de Maceió (AL) durante a Semana do Consumidor; e uma variedade de pacotes, roteiros, circuitos e descontos para uma variedade de produtos da Schultz em parceria com a Europamundo.

“Gostaria de ressaltar a importância da Europamundo para a Schultz, que somos representantes no Brasil. Eles tem um estoque enorme de produtos no mundo inteiro, o que ajuda muito os agentes de viagens que buscam inovar. Basta apenas os agentes promoverem e venderem, em especial os circuitos, que são para todos os gostos e perfis de viajantes. A Europamundo com a Schultz é sempre a melhor oferta”, afirma Schultz.

A TZ Seguros e a Vital Card também foram destaques na convenção, com a ampliação da cobertura para pessoas de até 70 anos sem taxa. “Temos registrado procura relativamente grande para a terceira idade, faixa etária que temos bastante preocupação. Estamos realizando estudos avançados e desenvolvendo metodologias e produtos que buscam acabar com esse limite de idades e que serão lançados no futuro”, conta Schultz.

Já a Schultz Vistos, embrião do grupo, também contou com espaço no segundo dia de convenção. “Reparei que muitos viajantes estão fazendo por conta própria e estão sendo prejudicados. Recomendo que deem atenção às empresas que tenham know-how, pois é difícil corrigir os erros ao assinar documentos oficiais. A princípio, pensávamos que os vistos iam acabar, mas já ficou claro que isso não é mais uma realidade e penso que as exigências devem aumentar nos próximos anos. É um mercado que temos que tomar muito cuidado e a Schultz tem muitos anos de tradição nesse segmento”, reitera o presidente do grupo.

Após a apresentação das seguradoras, o departamento de vistos e os destinos Jalapão (100 Limites), Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, foi a vez de Luis Garcia, fundador da Europamundo, finalizar o dia com um bate-papo. Sob o tema “Turismo por um Mundo Melhor”, o palestrante questionou conceitos muito difundidos pelo setor, como sustentabilidade, excelência e qualidade, além de propagar sua visão humanista sobre os impactos positivos do Turismo em diversos aspectos da vida humana e o planeta Terra como um todo.

O terceiro dia da XVI Convenção Schultz contou com palestras de apresentação dos destinos Paraná, Gramado (RS), Marechal Deodoro (AL) e Penedo (AL), além do Vila Galé e da Luck Receptivo. Após o almoço, foi o momento dos agentes de viagens conhecerem alguns dos principais fornecedores e parceiros da Schultz, em um modelo de feira expositiva organizado no salão ao lado do palco. Além dos já citados, também estavam presentes expositores das empresas MME Hotéis, Cânions de São Francisco, Tropicalis Hotéis, Pratagy Beach Resort, Keli Tours, Hellenic Travel Network, Exotics Tours and Travel, Bradesco Financiamentos e Hotéis Ponta Verde.

No final do terceiro dia, foi realizada a premiação das agências que mais se destacaram em vendas de produtos e serviços Schultz. Os representantes das agências escolhidas foram convidados para uma viagem, em conjunto com a Schultz, pelas Maldivas, com direito a levar mais dez profissionais das empresas. A premiadas foram: 

  • AH Voyage (RJ);
  • GNC Turismo (SP);
  • Mont Blanc Tour (SP);
  • Talentus Turismo (MG); e
  • Turismo Europeu Viagens (SP). 

O quarto dia possibilitou que os agentes de viagens conhecessem alguns dos atrativos turísticos e empreendimentos parceiros na região. Entre eles, o Maceió Mar Resort, all inclusive da categoria premium com 278 quartos, além de apartamentos residenciais em construção. No mesmo complexo pé-na-areia da MME Hotéis, está o Ipioca Beach Resort com 252 unidades habitacionais em uma proposta mais voltada para famílias, com meia pensão ou completa e mais opções gastronômicas.

No mesmo dia, foi possível conhecer lojinhas de artesanato e doces tradicionais como a Do Litoral Ao Sertão, além do Hibisco Beach Club, localizado na praia de Ipioca. O empreendimento turístico funciona no modelo Day Use, com possibilidade de alugar um lounge mais privativo para até dez pessoas, e oferece recreação para crianças, brinquedoteca climatizada, DJ, música ao vivo, gastronomia tradicional e bar, além de serviços adicionais, como caiaque, passeio de lancha, massagem, entre outros.

Próxima edição

No final do terceiro dia da XVI Convenção Schultz, o Paraná foi revelado como sede da próxima edição da convenção, assim como a expectativa de receber cerca de mil convidados. “Nós estamos sempre mudando e nos adaptando para as cidades que nos acolhem e recebem. Ao que tudo indica, a edição de 2025 será realizada em Curitiba, onde não há resorts. Então, certamente será um evento com logística e dinâmicas muito diferentes, mas há muito tempo pela frente”, afirma Schultz. Vale lembrar que a edição de 2022 conseguiu reunir em torno de 300 agentes de viagem, enquanto esta última chegou a cerca de 400 participantes. 

Entretanto, Schultz garante que o estado do Paraná, assim como sua capital, estão investindo muito no Turismo. “O estado conta com uma receptividade excepcional, uma variedade de atrativos únicos e pouco explorados, passeios gratuitos ou acessíveis, além de um dos Natais mais bonitos do País. Fora isso, os custos na capital não são elevados como na maioria dos destinos turísticos, então o turista acaba pagando o mesmo que qualquer cidadão curitibano”, reforça o presidente, que aproveitou para contar um pouco da história de fundação da cidade e seu reflexo na atratividade turística.

A próxima edição da Convenção Schultz está marcada para ocorrer no fim de março de 2025. “Adorariamos levar os agentes para a Serra do Mar de trem e estamos em negociação com nossos parceiros da Serra Verde Express, assim como temos interesse em lançar mais produtos na região. Nós, com operadores, damos muita bola para as outras regiões e acabamos esquecendo de nossa cidade-sede, mas vamos investir nisso agora. Há ainda muito tempo pela frente, mas, em breve, revelaremos as próximas novidades”, finaliza Schultz.