O Busch Gardens anunciou o nascimento de uma fêmea de orangotango-de-bornéu, espécie criticamente ameaçada de extinção. O nascimento é considerado um marco nos esforços de conservação de orangotangos entre instalações zoológicas credenciadas, como o Busch Gardens Tampa Bay, que participam do Programa de Sobrevivência de Espécies (SSP, sigla em inglês) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA) e que garante o bem-estar e prosperidade dos animais.

Após uma cesárea realizada com sucesso nas instalações do Busch Gardens Tampa Bay, o filhote de orangotango-de-bornéu nasceu pesando, aproximadamente, 1,5 kg. O processo do parto foi liderado por um time de profissionais médicos e zoológicos de diferentes organizações que asseguraram os melhores cuidados à mãe e ao bebê.

Encontrado exclusivamente na Ilha de Bornéu, o orangotango-de-bornéu são a terceira maior espécie de primatas arbóreos do mundo e estão listados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês) como criticamente ameaçados de extinção. O nascimento faz parte do Programa de Sobrevivência de Espécies (SSP, sigla em inglês) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA).

O objetivo do SSP é gerenciar cooperativamente populações de espécies dentro de instalações credenciadas pela AZA, como o Busch Gardens Tampa Bay, além de educar as próximas gerações sobre seu papel na gestão da conservação ambiental.

Confira abaixo mais registros fotográficos do nascimento: