O cenário do turismo no Brasil está passando por uma transformação digital e as empresas de Turistech, que unem turismo e tecnologia, têm um papel fundamental neste processo. De acordo com dados da mymento, apenas 0,12% do total de empresas no Brasil estão neste segmento, porém, elas têm um enorme potencial de crescimento, projetando-se a aumentar em 50% nos próximos 5 anos.

Esse crescimento é impulsionado não apenas pela retomada do setor turístico, mas também pelo interesse crescente de investidores no Brasil e pela realização de grandes eventos do calendário nacional.

Conforme o Sebrae, o Brasil possuía mais de 179.450 empresas de turismo ativas no Brasil em 2023. Deste total, 225 empresas são do segmento de travel tech e segundo a ABStartups, o setor cresceu 123% em relação a 2020. A demanda por tecnologia no turismo é evidente e é refletida no crescente número de empresas de Travel Tech ou Turistech no Brasil.

Atualmente existe uma variedade de plataformas, sites, aplicativos e redes sociais à disposição das empresas de turismo, proporcionando um leque de opções para aprimorar suas experiências e o avanço da tecnologia acessível às pessoas está redefinindo a forma como os consumidores diretos dos serviços de turismo interagem com o mercado.

“Com a predominância de empresas informais neste setor, a presença digital tornou-se crucial para atender às necessidades dos clientes. A fusão entre turismo e tecnologia busca oferecer uma experiência mais fluida e intuitiva aos turistas, facilitando desde o marketing, pagamento do passeio até a realização da atividade, com um foco especial na segurança do turista”, afirmou Johannes Noebels, CEO da mymento.

“Apesar de representarem uma fatia modesta em termos absolutos, as empresas de Travel Tech ou Turistech desempenham um papel fundamental na modernização e no aprimoramento da experiência para o turismo brasileiro. Com o advento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, análise de dados e digitalização de processos, prevê-se uma significativa inovação no futuro”, explicou Noebels.

Evento em São Paulo

Para discutir esse cenário em constante evolução, o Turistech Summit será realizado em São Paulo no dia 12 de março de 2024. O evento reunirá líderes do setor para abordar temas como inteligência artificial, experiência do turista jornada digital do cliente, desafios de viagens corporativas, BI e dados, digitalização dos negócios, destinos inteligentes e o futuro do turismo.

A mymento, uma das empresas pioneiras no setor de Turistech no Brasil desde 2019, será participante do evento. Fundada com a missão de promover a transformação digital no setor de turismo, a mymento já processou mais de 400.000 reservas de passeios turísticos desde o seu lançamento. Além disso, a empresa possui parcerias estratégicas com gigantes do setor, como Google, Focus NFe e RocaSeguros – Seguro de Aventuras. Para mais informações e inscrições, visite o site do Turistech Summit.