Na manhã desta sexta-feira (8), a Velle Representações realizou um evento de capacitação sobre os iates Azzurra e Sakara da Emerald Cruises, no Club Working Paulista, em São Paulo (SP). Na ocasião, os executivos Ricardo Alves, diretor executivo da Velle, Flávio Policarpo, diretor de Vendas da Scenic Cruises para a América Latina, e Sérgio Uchida, gerente comercial da Velle, apresentaram os diferenciais das embarcações, seus roteiros de 2024/2025 e os descontos e benefícios de vendas para grupos.
O treinamento da Velle teve início com uma breve história das marcas Emerald e Scenic. Esta última de origem australiana, tem mais de 40 anos de experiência em tours terrestres. “Em 2007, a Scenic começou a operar cruzeiros fluviais na Europa e na Ásia, mas a estratégia atual da companhia detentora de ambas as marcas é expandir para o oceano. O objetivo é levar o conceito intimista e de luxo do fluvial para alto mar, ou seja, número pequeno de passageiros, uma conexão mais próxima com a tripulação, maior foco nos destinos do que em atrativos a bordo”, conta Policarpo.
Nesse sentido, os executivos da Velle reiteram que a ideia dos iates Azzurra e Sakara da Emerald Cruises é que o passageiro passe a maior parte do tempo fora do navio, explorando os destinos, e não dentro dele, apesar das comodidades e estrutura de luxo. “Os iates foram desenhados para conhecer os destinos, pois seu tamanho confere a oportunidade de atracar em lugares que navios grandes não podem. Por conta disso, é comum as embarcações atracarem em marinas perto de centros da cidade ou muito próximos das praias. Dessa forma, os 100 passageiros saem e entram no iate quando quiser, como num hotel”, explica Policarpo.
Para isso, os dois navios, que são identicos tanto em estrutura, como em decorações, contam com uma série de equipamentos para a exploração do destino. Entre elas, bicicletas elétricas Gocycle, além de brinquedos e equipamentos aquáticos, como uma marina própria com jetski, paddleboards, caiaques, boias, snorkels, etc. O itinerário dos iates também inclui tours terrestres inclusos na tarifa, além de outros opcionais, vendidos exclusivamente a bordo. Vale dizer que, quando o iate estaciona em praias, há um transporte disponível a cada 10 minutos.
Para os que optarem permanecer no navio enquanto atracados ou quando estiverem em deslocamento, os iates oferecem uma variedade de espaços, serviços de gastronomia, coquetelaria, cafeteria, entre outros. O Sky Bar, localizado no mais alto deck, por exemplo, é um espaço para se reunir, admirar a vista e festejar ao ar livre. O deck de observação, por sua vez, é um local mais silencioso e privativo para tomar um drink, ler ou observar a paisagem da proa. A piscina de borda infinita é acompanhada por uma cafeteria aberta 24 horas. Já o Amici Bar e Lounge é o coração do navio, capaz de acomodar todos os passaageiros ao mesmo tempo. O restaurante principal conta com um cardápio novo todos os dias, mas com itens básicos fixos e uma cozinha altamente flexível. Por fim, há a área de spa, com cabines de sauna e tratamentos específicos opcionais, além da plataforma marinha e os equipamentos aquáticos.
Todo o navio é open bar, ou seja, todas a grande seleção de bebidas está inclusa na tarifa, assim como a alimentação. “Só não podemos dizer que os iates da Emerald são all inclusive, pois essa seria a proposta da Scenic. Nem todos os tours estão inclusos, assim como não há mordomos. A diferença entre a Scenic e a Emerald, portanto, é que esta última tem alguns elemenos opcionais”, explica Alves.
Quanto às cabines, são 50 ao todo, todas elas duplas, com camas twin ou double, em diferentes categorias. Apenas seis delas não possuem varanda, mas ainda contam com uma grande janela para o mar. As categorias Terrace e Yacht, por sua vez, são maiores e dispõem de decks-varanda, enquanto a Owner’s Suite tem 95 metros quadrados. Todas elas contam com um visual clean, de luxo e moderno, além de um banheiro revestido de mármore branco. A empresa desencoraja crianças, pois não há como incluir camas, nem nenhum atrativo infantil. Em todo caso, é possível fazer uma solicitação para o departamento de operações para garantir a possibilidade, dependendo das condições e roteiros.
Os executivos da Velle também apresentaram as duas temporadas realizadas pelos iates da Emerald, uma na Europa mediterrânea e outra no Caribe, além da do Mar Vermelho que está cancelada em função das guerras. A grande maioria dos roteiros são de outo dias, mas há diversas outras durações até 15 dias. Além disso, a empresa considera grupos a partir de 5 cabines, ou seja, 10 passageiros – garantindo assim tarifa grátis para o décimo. Há outros descontos adicionais para grupos, bloqueios de cabines e valores sem custo, e suporte especial na divulgação para operadores de viagens.
“Quando fiz a viagem teste no iate Sakara, já na entrada o capitão diz que é um iate para chamar de seu. É exatamente essa a ideia”, pontua Alves. “Não é aquele conceito de luxo de champanhe e caviar no quarto, mas um luxo casual que permite conexão com os outros passageiros e tripulantes, vivências inusitadas, além de uma equipe que está disposta a fazer o que for possível para garantir a melhor experiência aos passageiros”, completa o diretor executivo, que finalizou entregando certificados para os operadores presentess e revelando que este foi o primeiro treinamento de muitos que estão por vir em 2024.
Agenda