Localizado em Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul (RS), o Memorial da Evolução Agrícola (MEA) recebeu mais de 20 mil pessoas, do Brasil e exterior, no primeiro mês de funcionamento. O espaço aposta em trocas constantes com a população, atividades culturais e esportivas totalmente gratuitas e uma localização estratégica para se transformar em um ponto de encontro e turismo.

Entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, o espaço recebeu 22.707 visitas, incluído pessoas de diversas regiões do Brasil e até da Índia e Espanha.

A combinação de uma série de ingredientes foi a receita para o sucesso em visitações. Além dos diferenciais do próprio espaço, como união entre peças de acervo e alta tecnologia, dois pontos marcaram o primeiro mês de funcionamento: a realização do Natal Fantástico nas dependências do Memorial Evolução Agrícola e o fato da inauguração ter acontecido no período de férias.

“Em dezembro e janeiro é muito comum que as pessoas que não vivem mais na região retornem para visitar os familiares que moram aqui. E com isso visitaram também o MEA. Esse movimento aliado às atrações do Natal Fantástico, evento realizado pela prefeitura municipal de Horizontina e já consolidado na cidade, foram cruciais para superarmos as nossas próprias expectativas em relação às visitações”, explica Karina Muniz Viana, coordenadora Técnica e de Governança do Memorial.

Agora, o desafio é fazer parte do cotidiano da região. “Estamos muito próximos da comunidade, queremos que as pessoas entendam o MEA como um ambiente de novas vivências, um lugar para se permitir ao ócio criativo, ao lazer para toda família. Temos um ambiente seguro e muito a oferecer em termos de esporte, lazer e cultura. O nosso objetivo é que o MEA mexa com a percepção de mundo das pessoas”, finaliza a museóloga.