Na última sexta-feira (8), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marcou presença na primeira Reunião de Gestores de Turismo, organizada pela Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), em Itu. Durante o evento, a coordenadora de turismo da Setur-SP conduziu uma apresentação dos programas e ações da pasta, proporcionando aos secretários de turismo das estâncias presentes um maior entendimento do trabalho desenvolvido pelo órgão estadual. No sábado (9), o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, participou da reunião com prefeitos das Estâncias Turísticas.

O encontro foi uma oportunidade para destacar os esforços contínuos no fortalecimento dos destinos turísticos paulistas. Ana Clemente, representante da Setur-SP, enfatizou a importância de promover os programas e projetos para as estâncias turísticas, visando uma colaboração conjunta em prol do desenvolvimento do setor, “É muito importante promover nossos programas, projetos e ações para as estâncias turísticas, visando um trabalho participativo em conjunto”, ressaltou.

Além da presença da equipe da Setur-SP, os dois dias de reunião também contaram com a participação de Aline Bernardo, responsável pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Esse setor desempenha um papel crucial na gestão dos recursos destinados à manutenção de equipamentos turísticos dos Municípios de Interesse Turístico e Estâncias Turísticas. Para Aline, a interação entre os órgãos representa uma oportunidade de apresentar as ações realizadas pela Setur-SP em benefício do turismo estadual, “Essa comunicação entre os órgãos nos possibilita apresentar as ações realizadas pela Setur-SP em prol do fomento do turismo em nosso estado”, afirmou.

Durante o evento, o secretário Roberto de Lucena apresentou um panorama das realizações do Dadetur em 2023 e projetou as metas para 2024. No ano passado, foram inauguradas 110 obras, com um investimento total de R$ 71,4 milhões, e foram assinados 212 convênios com 182 municípios, incluindo 65 estâncias e 117 MITs, totalizando R$ 348,8 milhões em investimentos. Para 2024, o Dadetur espera inaugurar mais 100 obras até o final do ano.

Um dos destaques da reunião foi a assinatura de uma carta de apoio institucional de parceria entre a Aprecesp e o Credutir SP, programa de incentivo ao crédito e investimento turístico paulista. Essa parceria reforça o compromisso mútuo de impulsionar o turismo e investimentos no estado de São Paulo.