Ainda neste ano, a Air Europa lançará o Voo 2030, um projeto que reúne um conjunto de 45 iniciativas para continuar cumprindo o Plano Estratégico 23-25. O principal compromisso da companhia é ser sustentável em todos os sentidos. E embora reconheça que essa não é uma tarefa fácil, a empresa acredita estar no caminho certo.

Para este ano, o projeto adotará uma série de ações, tanto ambientais como econômicas e sociais, que permitem avançar em direção à sustentabilidade e conseguir uma operação mais eficiente. Entre as medidas estão o uso crescente do combustível SAF, a incorporação de uma cláusula de sustentabilidade em todos os contratos, o emprego de tecnologias destinadas a reduzir o uso de papel e a consumir menos energia, além de capacitações de colaboradores e fornecedores alinhados com as políticas da empresa.

Os resultados das ações já executadas estão tendo um impacto direto no negócio. Em 2022, as emissões de gás carbônico por quilômetro foram reduzidas em 26% comparadas a 2017 e 11% em relação a 2021, o que contribui para alcançar os objetivos de diminuir o impacto no meio ambiente. Para isso, o processo de unificação da frota foi determinante, já que a companhia passou a operar aeronaves mais sustentáveis e eficientes com os Boeing 737 e 787 Dreamliner.

Além disso, também foram implementadas medidas para compensar a emissão de carbono com a plantação de 1,7 mil árvores em Guadalajara (México). Este bosque permitirá neutralizar mais de 150 toneladas de CO2 nos próximos 50 anos. O compromisso da Air Europa na contribuição para o desenvolvimento de um setor aéreo mais justo e responsável é evidenciado no Relatório de Sustentabilidade 2022, disponível no site da companhia.

O Relatório Anual da Air Europa também incorpora inúmeras atividades que contribuíram para uma operação mais eficiente e segura para o passageiro. Atualmente, a companhia detém seis certificações se segurança, gestão e sustentabilidade, incluindo a prestigiosa EMAS (Eco Management Audit System) e a ISO14001. O documento mostra ainda a definição da visão, missão e valores da empresa, assim como sua estrutura para garantir uma boa governança e a identificação de mais de 150 aspectos e 20 indicadores ambientais que permitem a aplicação de medidas de aprimoramento.

Essa abordagem é um dos pilares fundamentais do Plano Estratégico, que delineia as diretrizes que permitirão à Air Europa consolidar suas metas entre 2023 e 2025.


Leia também: STOPOVER DA AIR EUROPA PERMITE CONHECER MADRID DE FORMA GRATUITA