O arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha (PE) conquistou mais um reconhecimento em sua trajetória como destino turístico. Durante a ITB em Berlim, na Alemanha, considerada a maior feira de turismo do mundo, o paraíso insular foi agraciado com a certificação Padrão Destinos Verdes, na categoria bronze, concedida pela Green Destinations. Essa distinção reforça o compromisso de Fernando de Noronha com a sustentabilidade e a preservação ambiental, aspectos essenciais para o turismo responsável e de longo prazo.

Além de Fernando de Noronha, outros destinos turísticos brasileiros também foram reconhecidos com o prêmio, incluindo os municípios potiguares de Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. A presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, no evento destacou a importância da certificação para o fortalecimento do turismo verde, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas.

A certificação Padrão Destinos Verdes, concedida pela Green Destinations, é um selo de qualidade que reconhece destinos turísticos que se destacam na gestão sustentável do patrimônio, ambiente e clima, além da qualidade da oferta turística. A associação com o Conselho Internacional de Turismo Sustentável (GSTC) confere ainda mais prestígio a essa distinção.

Fernando de Noronha já havia sido honrada anteriormente com prêmios de destaque, como o “Travellers Choice” do TripAdvisor, que elegeu a Praia da Baía do Sancho como uma das 25 melhores praias do mundo. Além disso, a revista Viagem e Turismo da Editora Abril reconheceu Fernando de Noronha como o “Melhor Destino de Praia do Brasil”, consolidando sua reputação como um verdadeiro paraíso natural.

De acordo com o levantamento Tendências de Turismo realizado pelo Ministério do Turismo, Fernando de Noronha desperta grande interesse entre os brasileiros, figurando entre os destinos mais desejados para visitar em algum momento da vida. Com uma média de 6,9 numa escala que vai de 0 a 10, a ilha paradisíaca conquistou o segundo lugar nesse ranking, demonstrando a preferência dos brasileiros pelo turismo de sol e praia.