Em uma iniciativa voluntária de grande impacto ambiental, o Doral Guarujá, um hotel boutique situado em frente à movimentada Praia da Enseada, obteve a certificação do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – como Hotel Neutro de Carbono. Essa distinção reconhece o compromisso do hotel em neutralizar 100% das emissões de carbono provenientes de suas atividades, referentes aos Escopos 1+2 do GHG Protocol, por meio de práticas sustentáveis.

Ao neutralizar as 21,546 toneladas de CO2 equivalente emitidas no ambiente em 2023, o Doral Guarujá adotou a medida de plantar 133 árvores nativas da Mata Atlântica em áreas de restauração florestal. Essa ação não apenas cumpre com as diretrizes da agenda Climática da ONU, mas também está alinhada com as metas assumidas pelo Brasil no Pacto Global. Pedro Döhnert, Gerente Geral do empreendimento, expressou a importância dessa iniciativa, afirmando que “essa ação vem corroborar com todas as boas práticas que o Doral aplica diariamente em prol da sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente.”

Diego Prado, diretor de Sustentabilidade & ESG do IBDN, destacou o significado dessa certificação para o hotel, “Inserir sua empresa em nosso exclusivo grupo de empreendedores conscientes e comprometidos com as questões ambientais através de ações práticas de sustentabilidade nos deixa muito felizes”.

Situado a uma curta distância da cidade de São Paulo, o Doral Guarujá neutraliza suas emissões de carbono, além de adotar outras práticas sustentáveis. O hotel possui um parque de energia solar para abastecer suas instalações com energia limpa e oferece gratuitamente carregadores para veículos elétricos aos seus hóspedes. Além disso, suas amplas acomodações e área de lazer completa são projetadas para proporcionar conforto tanto para os hóspedes humanos quanto para seus animais de estimação.

Parte dos valores destinados ao IBDN serão direcionados para ações educacionais promovidas pela instituição em nível nacional. Desde 2008, o IBDN administra os viveiros do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, uma reserva de relevante interesse ecológico que contribui significativamente para a preservação do meio ambiente.