A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) lançou oficialmente o período de indicações para os Prêmios de Diversidade e Inclusão de 2024. Profissionais e organizações do setor de aviação são convidados a indicar candidatas que se destacam pela promoção da diversidade e inclusão na indústria. As indicações podem ser submetidas até às 23h59 CET de 17 de abril de 2024. Em sua quinta edição, os prêmios reconhecem a excelência em três categorias distintas:

  • Prêmio Modelo de Inspiração: Destinado a mulheres em posições sênior na indústria de transporte aéreo, que tenham causado um impacto significativo e demonstrado comprometimento com a diversidade e inclusão.
  • Prêmio High Flyer: Destinado a mulheres com menos de 40 anos que tenham demonstrado liderança e contribuído para a diversidade e inclusão na aviação.
  • Prêmio Equipe de Diversidade e Inclusão: Reconhece companhias aéreas associadas à IATA que tenham demonstrado avanços mensuráveis na promoção da diversidade e inclusão em seu ambiente de trabalho.

Willie Walsh, diretor geral da IATA, destacou a importância dos prêmios como um meio de reconhecer o progresso notável da aviação em termos de diversidade e inclusão, “A indústria da aviação mostrou várias vezes que é capaz de se reinventar. Nos últimos cinco anos, estes prêmios reconheceram o progresso notável da aviação em termos de diversidade e inclusão – em particular na melhoria do equilíbrio de gênero no setor”.

Os vencedores de cada categoria, tanto profissionais quanto companhias aéreas, serão premiados com US$ 25.000, que poderão ser destinados à premiada ou a uma instituição de caridade indicada por ela, que promova a diversidade e inclusão. Os prêmios são generosamente patrocinados pela Qatar Airways.

Antonio Schulthess, Chief People Officer da Qatar Airways, ressaltou a importância da diversidade e inclusão na indústria da aviação: “A indústria da aviação é uma comunidade verdadeiramente global, que fornece cerca de 90 milhões de empregos para pessoas de todas as idades, origens e áreas em todo o mundo.”

Locais de trabalho diversificados e inclusivos são fundamentais para o sucesso comercial, com a diversidade e inclusão tornando-se componentes essenciais de questões de governança e responsabilidade social corporativa. A IATA, por meio dos Prêmios de Diversidade e Inclusão e do guia de melhores práticas 25by2025, busca promover a diversidade e inclusão em toda a cadeia de valor da aviação.

O processo de seleção das indicações será realizado por um painel de juradas independentes, presidido por Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World, e composto pelas vencedoras dos Prêmios de 2023, incluindo Poppy Khoza, diretora de aviação civil da South African Civil Aviation Authority (SAACA), Camila Turrieta, presidente do comitê de diversidade e inclusão da Air Line Pilots Association (ALPA), e Donna Codrington, gerente sênior e consultora jurídica da Virgin Atlantic.