O Ministério do Turismo (MTur) participou da cerimônia de ativação do primeiro Destino Turístico Guardião do Clima, do Programa Turismo CO2 Legal, em Itacaré (BA). A iniciativa lançada pelo Movimento Mecenas da Vida se baseia em práticas de ESG territorial, para desenvolver projetos sustentáveis, por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a partir do turismo.

A proposta atua na promoção da cidadania climática, captando recursos embutidos nos pacotes turísticos dos visitantes e transferindo-os ao financiamento de projetos de conservação e restauração de florestas, de fomento à produção agroecológica, de fortalecimento do meio rural, entre outras ações de sustentabilidade. Nos países nórdicos, o turismo sustentável já representou crescimento no número de visitantes em 2023.

O evento de lançamento ocorreu na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa de Itacaré-Serra Grande e contou com a presença de diversos representantes locais, entre moradores, empreendedores, de instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais, além de entidades parceiras e beneficiários.

Representando o MTur, o coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Edson Barros, destacou as principais características da iniciativa. “O diferencial da proposta é a capacidade de engajar diversos segmentos socioeconômicos, a partir dos recursos trazidos pelo turismo, para financiar projetos sustentáveis nos destinos turísticos”, disse.

Na ocasião, houve a assinatura do Termo de Adesão de replicadores e de agricultores a serem beneficiados pelo Programa, que ainda atua para implantar um sistema de valor compartilhado e uma ampla governança, possibilitando o engajamento dos que se comunicam com o turismo nos destinos, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, responsável e regenerativo das localidades, no curto, médio e longo prazos.

O lançamento de novos Destinos Guardiões do Clima seguirá conforme a adesão de entidades parceiras replicadoras. Ao longo do mês de abril, estão previstas ativações na APA Caraíva-Trancoso (BA) e em Jericoacoara (CE).