A Decolar apresentou seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2023 e reportou um novo recorde de receita. As reservas brutas chegaram a US$ 1,5 bilhão, 44% mais que no mesmo período do ano anterior e o seu máximo histórico, impulsionadas por um vigoroso desempenho comercial e pela demanda aquecida na região.

Para acompanhar os viajantes em todos os momentos, a Decolar continua a concentrar esforços nos Apps, que seguem como o eixo central do negócio e grandes aliadas no planeamento de viagens, atingindo 45,3% do total de transações no trimestre, um número recorde, com um crescimento de 920 pontos base em relação ao ano anterior.

Houve um crescimento significativo nos negócios B2B e nas soluções white label, que em conjunto representaram 14% das reservas brutas, com um aumento de 186 pontos base sobre o mesmo período de 2022.

“Nosso desempenho no quarto trimestre e ao longo de 2023 foi excelente, com a conquista de vários marcos estratégicos. Ele marca um ponto de inflexão para a Decolar e reflete a nossa capacidade de explorar eficazmente os ventos favoráveis de longo prazo do mercado de viagens por meio de uma estratégia de crescimento bem concebida e executada, apoiada pelo nosso profundo conhecimento dos mercados locais da região, pela nossa capacidade comercial, pela nossa forte identidade de marca e uma plataforma tecnológica superior”, afirmou Damián Scokin, CEO da Decolar.

Segundo ele, essas diversas forças não só acentuam as vantagens competitivas da marca, mas também fortalecem a presença dela em toda a região. “No longo prazo, as ofertas de tecnologia em B2B e white labels estão abrindo caminhos de crescimento que também nos permitirão ampliar efetivamente nosso alcance além da América Latina”, pontuou.

A inovação e a reinvenção permanecem no cerne da Decolar, segundo Scokin. “Elas nos impulsionam a redefinir e elevar continuamente a experiência do consumidor. Isto está concretizado na Sofia, a nossa nova assistente de viagens virtual com tecnologia de IA, que revoluciona o planejamento de viagens na região. A Sofia atende nossos clientes de forma rápida, fácil e integrada, desde a fase da inspiração ao planejar uma viagem, explorando cuidadosamente as opções para gerar um pacote de viagem sob medida, o que representa um grande avanço para o setor e posiciona a Decolar na vanguarda da tecnologia de viagens”. Saiba mais sobre a assistente de viagens da Decolar nesta matéria.

Amit Singh, CFO da Decolar, acrescenta que com aumentos ano a ano no trimestre de 40% na receita e 248% no EBITDA Ajustado, acredita-se que o crescimento do grupo permanece em níveis de liderança no setor em todo o mundo. “Olhando à frente, continuaremos concentrados na execução da nossa estratégia de negócios para continuar a impulsionar um forte crescimento das receitas e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência de custos”. Amit Singh diz esperar que “a combinação desses fatores gere crescimento líder do setor, expansão adicional de margem e alavancagem operacional no futuro próximo, dada a eficácia de nossas estratégias para melhorar o mix de produtos de receita, impulsionar o tráfego orgânico e continuar a ingressar em segmentos expressivos do mercado B2B”.

Confira outros aspectos financeiros e operacionais do 4T23:

  • As reservas brutas aumentaram 44% em relação ao ano anterior, para US$ 1,5 bilhão, um recorde da empresa, com forte execução comercial e um ambiente de demanda aquecida na região;
  • As receitas aumentaram 40% ano a ano, para um recorde de US$ 203,7 milhões, com Take Rate atingindo 13,4%, à medida que a empresa mantém o foco no crescimento lucrativo;
  • O EBITDA ajustado aumentou 248% em relação ao ano anterior, para US$ 43,6 milhões, devido a uma combinação de forte crescimento de receita e eficiência operacional da Decolar;
  • Crescimento contínuo e sólido nas reservas brutas B2B e White Label, que aumentaram 63% e 69% ano a ano, respectivamente, e representaram um total combinado de 14% das reservas brutas totais, um aumento de 186 pontos base ano a ano;
  • Pacotes de Viagens, produtos de alta margem, atingiram 31,5% das reservas brutas, aumentando 18 pontos base ano a ano;
  • Fluxo de caixa operacional positivo de US$ 26,1 milhões, em comparação com um fluxo de caixa negativo de US$ 17,8 milhões no 4T22;
  • Posição total de caixa de US$ 251 milhões, em 31 de dezembro de 2023, aumentando US$ 5,7 milhões ano a ano;
  • O número de membros do Programa de Fidelidade aumentou 90% em relação ao ano anterior, para 23 milhões;
  • As transações no App aumentaram 920 pontos base ano a ano, atingindo um recorde de 45,3% do total de transações no trimestre.